Ao menos três das quase 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados podem ser presididas por parlamentares do Paraná durante o ano de 2018. As novas composições devem ser anunciadas na próxima semana. O deputado federal Sandro Alex (PSD-PR) está entre os cotados para comandar a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). Não é o único concorrente à vaga. O deputado federal Goulart (PSD-SP) também quer a presidência do colegiado.
Em seu segundo mandato na Casa, Sandro Alex chegou a apresentar um polêmico projeto de lei (8.438/2017) no âmbito da CCTCI, no ano passado. A proposição definia que “os aparelhos de telefonia celular que são fabricados ou montados no País deverão conter a funcionalidade de recepção de sinais de radiodifusão sonora em Frequência Modulada (FM)”. O paranaense foi criticado, já que estaria “legislando em causa própria”: em Ponta Grossa, Sandro Alex participa da grade de programação da Rádio Mundi FM, que é de propriedade dos pais do parlamentar. O projeto de lei ainda tramita no Legislativo.
Além de Sandro Alex, o veterano Dilceu Sperafico (PP-PR) também está sendo cotado para assumir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), colegiado que historicamente recebe atenção de integrantes da bancada do Paraná.
Ao longo de 2017, o colegiado foi presidido pelo paranaense Sérgio Souza (PMDB-PR). Recentemente, a própria sala da presidência da CAPADR também foi batizada com o nome de um ex-parlamentar do Paraná, Moacir Micheletto, que morreu em 2012.
Sperafico está em seu sexto mandato na Casa e já avisou que não disputará a eleição em outubro.
Já o paranaense Ricardo Barros (PP-PR), que deve sair do comando do Ministério da Saúde no final desta terça-feira (27) e voltar à Câmara dos Deputados, admitiu que está de olho na principal cadeira da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
Entre as atribuições da CMO em 2018 está nada menos do que a definição do orçamento da União para 2019, o primeiro ano do mandato do presidente da República eleito em outubro.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF