Pouco mais de dois anos após o início da operação Lava Jato, que tem seu berço em Curitiba, a investigação passou a não só render frutos aos delegados, procuradores e ao juiz Sergio Moro, que atuam no caso, mas também ao mercado editorial.
Até agora, já foram lançados ao menos cinco livros que tratam da operação e de seus personagens. Confira o resumo das obras, baseados em sua sinopse de venda:
O livro será lançado nesta terça-feira (21) em Curitiba. De autoria do jornalista de Rede Globo Vladimir Netto, que acompanha a operação desde o seu início, em 2014, o livro-reportagem mescla detalhes das fases da Lava Jato com bastidores da investigação. O autor traça um perfil dos principais envolvidos no caso e apresenta entrevistas exclusivas com alguns personagens da investigação. O fio condutor da história é o perfil do juiz Sergio Moro, que atua nos processos da Lava Jato em Curitiba, e cuja personalidade faz com que a operação tenha chegado a dois anos revelando os meandros da corrupção no Brasil.
A obra foi lançada ainda no ano passado, pelo jornalista Paulo Moreira Leite. Já conhecido por ter publicado A outra história do Mensalão, o autor aponta para uma crítica à maior operação de combate a corrupção do país. De um lado, ele aponta para a necessidade da investigação, mas, de outro, assinala que ela possui caráter seletivo, o que permite que seja usada para fins políticos. O livro, de 416 páginas, contém uma introdução e um compilado de 45 artigos, todos escritos no calor da operação. O prefácio da obra é escrito pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos e há, na contracapa, uma recomendação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello: “É ler para crer”.
De Romeu Tuma Junior, o livro traz informações inéditas dos contornos da operação Lava Jato, com foco nas revelações da contadora Meire Poza, um dos nomes de confiança do doleiro Alberto Youssef. A obra apresenta histórias de bastidores da investigação e de outros políticos. Numa das passagens, Meire detalha o conteúdo de um documento entregue por ela à Polícia Federal: um contrato pelo qual um suspeitos pela morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel toma R$ 6 milhões do PT para poupar Lula e dois ex-ministros do envolvimento do crime. “Guarda bem isso aqui que é meu seguro de vida contra o Lula”, teria dito Enivaldo Quadrado a contadora sobre o documento.
O livro da jornalista Joice Hasselmann é centrado no juiz Sergio Moro, responsável pela condução da maior parte dos processos da Lava Jato. A autora trata da história do magistrado, abordando inclusive outros casos em que ele já atuou, como o do Banestado e do Mensalão. São algumas as perguntas que conduzem o livro: “Afinal, quem é Sérgio Moro? Teria ele motivações para agir com justiça diante de políticos? Como ele consegue manter a serenidade diante dos ataques sofridos? Ele pensou em desistir? Como será o Brasil depois de sua atuação? Será que ele pretende limpar toda a corrupção do Brasil?”
Petroladrões: a história do saque à Petrobras
A obra ainda está em pré-venda. Escrito pelo jornalista Ivo Patarra, que também é autor de O Chefe, que trata do escândalo do Mensalão, o livro tem como objetivo relatar o dia a dia das investigações da operação Lava Jato. Trata-se de uma reportagem-documento, que resume o contexto das prisões, delações premiadas, o trabalho do juiz Sergio Moro e dos integrantes da força-tarefa da operação, a cobertura jornalística sobre a operação, além de detalhes da reação de políticos, empresários, e agentes públicos envolvidos no caso.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura