CARREGANDO :)

O juiz federal Sergio Moro determinou a devolução de bens apreendidos com o doleiro Carlos Rocha na primeira fase da Operação Lava Jato, em 2014. Rocha chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), acusado de operar uma instituição financeira informal, sem a autorização do Banco Central, mas o processo foi suspenso em setembro de 2014.

Entre os itens que devem ser devolvidos a Rocha estão relógios, joias e 10g de ouro fino (veja a lista completa abaixo). De acordo com o MPF, o doleiro cumpriu o acordo firmado para a suspensão do processo, que envolvia o pagamento de R$ 100 mil.

Publicidade

Rocha firmou recentemente acordo de colaboração premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR), mas no acordo não consta “nenhuma cláusula restritiva para liberação de bens apreendidos”. Em 2014, quando o processo em Curitiba foi suspenso por Moro, foram devolvidos a Rocha dois veículos e quatro relógios apreendidos durante a deflagração da Lava Jato. Os veículos devolvidos eram um Pajero Full e um Mini JCW.

Rocha foi acusado pelo MPF de ter realizado operações ilegais no mercado paralelo de câmbio. De acordo com a denúncia, Carlos Rocha, também conhecido como Ceará, teria feito empréstimos a outros doleiros, além de realizar transporte de valores para posterior conversão em moeda estrangeira. A investigação também apontou que Rocha teria realizado atividades de dólar cabo [sistema de realização de transferências financeiras internacionais marginal ou paralelo operado por doleiros, em que as transações de câmbio realizadas não são registradas no SISBACEN, do Banco Central, e envolvem contabilidades paralelas no Brasil e no exterior].

Rocha também operava com Alberto Youssef, de quem era amigo há 20 anos. De acordo com a denúncia, ele também mantinha um envolvimento com o doleiro Carlos Habib Chater. Segundo a doleira Nelma Kodama, Rocha também transportava valores em moeda estrangeira, inclusive valores do tráfico transnacional de drogas. Youssef, Chater e Nelma também respondem a processos na Lava Jato. Os três estão presos em Curitiba.

Veja a lista de bens que serão devolvidos ao doleiro:

1) 04 relógios (02 Rolex, 01 Yacheron e 01 Chopard);

Publicidade

2) 01 caixa contendo: 01 colar, 01 par de brincos, 01 anel e 01 pulseira;

3) 01 caixa contendo: 01 par de brincos;

4) 01 porta jóias na cor dourada contendo: 03 colares, 01 par de brincos e 04 anéis;

5) 03 anéis e um porta anel de cor preta contendo 01 anel;

6) 01 caneta – Cartier, 02 canetas – Montblanc e 01 caneta sem marca

Publicidade

7) 01 colar e um porta anel de cor preta contendo 01 anel;

8) 10 g de ouro fino;

9) 01 relógio da marca Burberry.