Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Deltan Dallagnol

Deltan Dallagnol

Justiça, política e fé

Desculpa esfarrapada

Dólar nas alturas: PF de Lula agora vai caçar memes  

(Foto: EFE/ Ángeles Visdómine)

Ouça este conteúdo

“GRAVE: a indústria da fake news está trabalhando para a alta do dólar. Segundo apuração da @GloboNews, um perfil no X vinha divulgando uma série de declarações falsas atribuídas a Gabriel Galípolo. Influenciadores do setor financeiro repercutiram as mentiras, causando pânico no mercado e fazendo o dólar disparar ontem. O perfil foi apagado, mas os criminosos serão encontrados e responsabilizados. A internet não é terra sem lei, e quem comete crimes contra o Brasil não ficará impune". Isso foi o que escreveu Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) de Lula, em sua rede social X.

Pimenta estava repercutindo uma “notícia” apurada pela “jornalista” da GloboNews Daniela Lima. Ela, num verdadeiro surto, foi ao ar, ao vivo, colocar a culpa de o dólar bater R$ 6,21 em memes e “fake news” de perfis da direita nas redes sociais. A justificativa era tão absurda que apenas os apoiadores mais fanáticos do governo Lula poderiam acreditar nela. O perfil em questão, chamado Insider Capital, tinha cerca de 3,5 mil seguidores. A ideia de que operadores experientes do mercado financeiro tomariam decisões envolvendo milhões ou bilhões de dólares com base em posts de um perfil pequeno no X, e não em terminais confiáveis da Bloomberg, é mais do que um disparate: é uma ofensa à inteligência dos brasileiros.

Para ilustrar o nível da situação, um dos posts do Insider Capital afirmava que a influenciadora Nath Finanças, que faz conteúdo de educação financeira para a população de baixa renda, estava cotada para a diretoria do Banco Central sob Gabriel Galípolo, futuro presidente do BC. Qualquer pessoa com o mínimo de discernimento perceberia que se tratava de uma página de paródias, sátiras e memes, e não de fake news. Diferenciar conteúdo satírico de realidade é um traço básico de maturidade e inteligência. A acusação feita por Daniela Lima, e depois repetida por Pimenta, não era apenas absurda: era digna de piadas, críticas e chacotas nas redes sociais, o que de fato ocorreu.

Além disso, há outros elementos óbvios que desmontam a narrativa mirabolante de Daniela Lima e Paulo Pimenta. O dólar não começou a subir por conta do referido post, mas já vinha em alta desde que o governo Lula apresentou um plano de cortes de gastos inefetivo. O plano tinha pouca redução de despesas e, ao mesmo tempo, reduzia receitas, consolidando a percepção de que o governo não tem compromisso com a saúde fiscal do país. Ademais, o plano não entrou na pauta do Congresso, que começou uma guerra com o governo para garantir o amplo pagamento de emendas parlamentares, que receberam uma regulação restritiva do STF recentemente. Como fruto de todo esse imbróglio, o dólar continuou a subir, alcançando impressionantes R$ 6,31, um recorde histórico. 

Mesmo diante da falsidade da narrativa do governo, a procuradoria de defesa da democracia da Advocacia-Geral da União (AGU), também conhecida como "Ministério da Verdade" de Lula, anunciou que acionaria a Polícia Federal (PF) para investigar postagens satíricas nas redes sociais. É o dinheiro público sendo usado para mobilizar instituições contra memes, algo que remete às situações mais cômicas e autoritárias de ditaduras como a da Coreia do Norte, onde questionar o governo é considerado traição e punido com pena de morte. Por lá, proibições absurdas fazem parte do cotidiano: é proibido usar calça jeans, biquínis, ter fotografias ou passar em frente a imagens dos líderes sem fazer uma reverência. Não é a primeira vez que essa procuradoria do governo Lula age para censurar a liberdade de expressão.

A acusação feita por Daniela Lima, e depois repetida por Pimenta, não era apenas absurda: era digna de piadas, críticas e chacotas nas redes sociais, o que de fato ocorreu

Apesar disso, há um alento: enquanto Daniela Lima transforma a GloboNews em uma extensão da comunicação oficial do governo, outro comentarista da emissora, Daniel Sousa, foi amplamente elogiado por expor de forma clara e contundente as reais causas da alta do dólar. Em rede nacional, Sousa afirmou: “O presidente Lula disse no domingo, com todas as letras - o presidente Lula é adulto, ele sabe o que está fazendo - que não há problema fiscal no Brasil. E disse que o único problema da economia brasileira é a taxa de juros do Banco Central. A gente sabe que há um problema fiscal. Não é uma opinião, é matemática. Lula sinaliza que não está comprometido sequer em sinalizar de que o governo dele tem algum compromisso com o equacionamento desse problema”. 

O contraste entre Daniela Lima e Daniel Sousa exemplifica bem o estado de falência de parte do jornalismo atual. Causa um misto de indignação e tristeza ver a AGU e a PF se ocuparem de censura, em vez de combaterem a corrupção.  O pior de tudo isso é saber que, enquanto a direita é perseguida, silenciada e investigada por críticas ao governo, nada acontece com quem espalha informações questionáveis do outro lado. Podem tudo, até disseminar fake news “da grossa” em rede nacional, como diria a própria Daniela Lima, colocando a culpa da alta do dólar em memes e perfis da direita. Afinal, tudo é pelo amor e pela democracia. Por aqui, todos seguem iguais. Contudo, como na fábula de Orwell, a Revolução dos Bichos, alguns são claramente mais iguais do que os outros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.