Há pouco mais de um mês eu recebi por e-mail os links para assistir ao episódio piloto de um seriado brasileiro chamado 3%. Como já tinha lido alguns colegas comentando no Twitter, resolvi assistir e gostei muito logo de cara. Bastante diferente de tudo que está no ar na tevê brasileira — e o que geralmente é produzido por aqui — a série abusa de elementos de ficção científica, tem um visual superfuturista e uma fotografia impecável.
O enredo também é bacana. Num universo paralelo e caótico, jovens quando completam 20 anos têm a oportunidade de mudar de vida. A partir de um processo de seleção rigoroso, 3% deles serão selecionados para ir ao “Lado de lá”, onde podem viver dignamente — daí o nome da série.
O primeiro episódio mostra o início deste processo. Impressionado com a qualidade e curiosíssimo para saber o que acontece, entrei em contato com a cineasta paulista Daina Giannechini, uma das diretoras do projeto, para descobrir um pouco mais sobre o seriado. Ela me contou que ele surgiu a partir de um edital do Ministério da Cultura, o FICTV, que estava com inscrições abertas para roteiros voltados ao público jovem. O de 3% foi um dos oito selecionados da primeira fase e ganhou recursos para a produção do piloto.
Infelizmente, ele não passou na segunda fase, na qual foram escolhidos três projetos que serão produzidos e exibidos na TV Brasil. Sem desistir, Daina e os amigos colocaram o episódio na internet e agora, com ajuda da produtora Nation Filmes, buscam uma emissora ou um financiador para o restante da temporada.
E é claro, não deixem de assistir ao primeiro episódio, que está dividido em três blocos, e comentar com a gente sobre o que acharam!
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura