Hoje estreia Fina Estampa, novela das 21h que substitui Insensato Coração (aliás, vocês gostaram do final?). A novela é escrita por Aguinaldo Silva, um dos meus autores preferidos. A trama vai ser centrada na história de Griselda (Lilia Cabral), que vem de Portugal para o Brasil com cinco anos e cria seus filhos sozinha depois da suposta morte do marido.
Se a novela vai fazer tanto sucesso quanto sua antecessora, ainda é difícil dizer. Mas posso afirmar que estou ansiosa pelo aparecimento da próxima vilã. Em suas novelas anteriores, Aguinaldo criou personagens malvadas que acabaram deixando as mocinhas meio apagadas – vocês lembram?
Acredito que o maior exemplo é a personagem Nazaré Tedesco, vivida por Renata Sorrah em Senhora do Destino (2004/2005). Nazaré rouba a filha recém-nascida de Maria do Carmo (Suzana Vieira) e toda a história da novela se baseia na busca da mãe pela filha roubada, Isabel/Lindaura (vivida por Carolina Dieckman). Nazaré ficou famosa por seus xingamentos (“anta nordestina”, “songa monga”, “galinha preta”) e por jogar quem ficasse em seu caminho escada abaixo. Mas provavelmente o que mais simboliza o personagem é sua tesoura, maior prova da sua insanidade e arma usada para ameaçar a enteada Cláudia (Leandra Leal).
Em Duas Caras (2007/2008), a vilã psicopata ficou por conta da interpretação de Alinne Moraes, que viveu Silvia, moça rica e elegante. Apaixonada pelo vilão Adalberto Rangel/Ferraço (o duas caras do título), Silvia se joga da escada para estragar a festa de aniversário de Renato, filho dele com Maria Paula (Marjorie Estiano), além de tentar afogar o menino e de sequestrá-lo depois de fugir de um manicômio.
Além delas, outro personagem sensacional que acabou meio esquecido foi a Maria Regina, vivida por Letícia Spiller em Suave Veneno (1999). Rica, possessiva e arrogante, Maria Regina adorava humilhar o marido (Kadu Moliterno) em público, mas acaba tendo um caso com Adelmo (Ângelo Antônio).
Em Fina Estampa, as personagens com maior potencial de vilãs psicopatas são Tereza (Christiane Torloni) e Teodora (Carolina Dieckmann). Entre as duas, aposto em Teodora – acho que Tereza vai acabar caindo no mesmo balaio de personagens peruas interpretadas por Christiane Torloni… Mas nunca se sabe.