A memória audiovisual da televisão brasileira não seria a mesma sem a popularização dos DVDs na década passada. Nos últimos anos, novelas como Irmãos Coragem e Roque Santeiro, além de reportagens especiais e gravações de programas de auditório têm sido lançadas (muitas vezes de maneira discreta) nas prateleiras de locadoras e lojas especializadas. Um tesouro para acadêmicos, colecionadores e curiosos.
Particularmente, sempre tive muito interesse em desbravar a história do humor brasileiro na televisão. Conhecemos as versões – nem sempre bem sucedidas – de programas como A Praça da Alegria, Show do Tom e A Grande Família, entre tantos outros. Mas e os originais, que fizeram esses programas se tornarem tão importantes historicamente?
Algumas (até então) raridades já estão disponíveis nas lojas. É o caso da coleção dos programas de tevê dos Trapalhões. O DVD revela elementos interessantes para um humor que hoje ultrapassa o politicamente incorreto, para se tornar simplesmente de mau gosto. É o caso do famoso quadro em que o Didi, personagem de Renato Aragão, sobe em uma igreja e atira com um revólver em policiais que tentam prendê-lo. A cena é uma anedota do que era considerado engraçado há alguns anos. Assistir isso hoje é algo curioso, no mínimo (ainda mais para um humorista que fez a carreira voltada para o público infantil).
Outro DVD altamente recomendado para quem quer conhecer um pouco melhor a história do humor nacional na televisão é o Chico Especial!. Lançada em 2007 em dois discos, a coleção reúne os especiais de fim de ano do humorista Chico Anysio, que desfila com seus personagens em quadros rápidos com menos de 10 minutos.
Ganhei o box de aniversário no ano passado de alguns amigos e levei um susto quando resolvi assistir. Trata-se de uma das coisas mais divertidas que já tive oportunidade de ver na televisão brasileira – mesmo que alguns dos especiais da coleção tenham sido gravados antes do meu nascimento. O vampiro Bento Carneiro, o pastor Tim Tones e o mentiroso Pantaleão são alguns dos personagens que lembram muito pouco o riso forçado arrancado dos espectadores nos quadros de Anysio no programa Zorra Total. É irônico, crítico e surpreendentemente engraçado. Recomendo uma conferida no DVD. Se não entreter, pelo menos pode revelar mais da pluralidade de um dos grandes mestres do humor brasileiro.