A função do jornalista é informar os cidadãos para que sejam capazes de se autogovernarem. A máxima da profissão, que se coloca no centro de uma sociedade democrática, é repetida a exaustão nas graduações de comunicação social. Pela primeira vez, no entanto, o lema virou tema de seriado em The Newsroom.
Produzida por Aaron Sorkin, roteirista de A Rede Social e criador de The West Wing, o programa acompanha os bastidores de um telejornal de uma emissora fechada dos Estados Unidos. Líder de audiência no segmento, a atração jornalística televisiva tem a rotina modificada após o apresentador Will McAvoy (Jeff Daniels) surtar em um debate político.
Cansado do sistema político norte-americano, o jornalista discursa contra a prepotência anacrônica do país. “Não somos o melhor país do mundo”, diz ele a centenas de estudantes. Como uma metralhadora de palavras, ele brada contra republicanos – movimento do qual faz parte – e democratas – que não cansam de perder duras batalhas.
Ouvindo seus ideais, McAvoy começa a criticar movimentos conservadores, jornalistas sensacionalistas e ações contraditórias de membros do governo. Esses ideais acabam contaminando o discurso do telejornal em que trabalha. Em pouco tempo, o conteúdo do programa passa a ser mais combativo, defendendo interesses do público acima da publicidade, da audiência e/ou da política.
É claro que a série não se resume a uma aula sobre bom jornalismo – que precisa assumir suas posições políticas para ser mais honesto com o público sem, por isso, perder a credibilidade do trabalho. A narrativa também conta com interesses românticos, suspense e desafetos entre os personagens.
Afinal, como o bom jornalismo, um seriado que trate de assuntos sérios também precisa ser divertido. Só isso garante a segunda temporada que estreia em 2014.
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