Não adianta reclamar. Ao que parece, o destino da tevê a cabo brasileira é ter todas as suas atrações dubladas. Séries, filmes, programas de entretenimento… Tudo em português. O motivo? De acordo com os presidentes das emissoras, é o crescimento da classe C – a chamada nova “classe média” – que agora tem acesso à tevê por assinatura e prefere muito mais o conteúdo dublado.
Alguns canais já aboliram as legendas em grande parte da programação. O FX, por exemplo, passa apenas Dexter e Spartacus com som original. O resto, só dublado. Nos canais Sony, a mesma coisa está acontecendo, e a empresa já anunciou que o objetivo é, no futuro, exibir apenas programas em português.
Tudo por conta da audiência. Os canais afirmam que ela aumenta muito quando a programação passa a ser dublada. Pensando nisso, o canal TBS – Muito Divertido, que estréia 1º de outubro no Brasil, já vai chegar ao país com conteúdo inteiramente em português. Nada de legendas.
Particularmente, eu não gosto de nada dublado e acredito que essa radicalização da programação pode fazer com que as pessoas baixem cada vez mais filmes e séries na internet. Por que não exibir os mesmos programas dublados e legendados em horários diferentes? É uma opção para agradar os dois públicos. De qualquer forma, a questão é polêmica.
E você, o que acha? Concorda com a dublagem total da programação na tevê a cabo? Ou prefere conteúdo legendado? Deixe sua opinão!
Deixe sua opinião