| Foto:

Sou fã de Aguinaldo Silva – por mais que admitir isso hoje em dia cause uma certa polêmica – mas devo confessar que não, não estou gostando muito de Fina Estampa ultimamente… Abaixo listei minhas principais razões, mas claro, vocês também podem adicionar outras (ou mesmo discordar das minhas!).

CARREGANDO :)

1. A loucura caricata de Tereza Cristina.

Publicidade

Desde o início da novela,a personagem de Christiane Torloni vem mostrando sinais de desequilíbrio emocional, mas o que começou de forma aceitável hoje, na minha opinião, está totalmente fora de controle. Tereza Cristina solta frases caricatas do estilo “rápido no volante, lento na cama”, diga para o ex-marido, René, enquanto ele combinava um compromisso profissional pelo telefone.

2. Excesso de referências a uma fórmula que deu certo no passado.
Todo mundo curtiu a primeira vez que Tereza Cristina empurrou alguém da escada. A cena foi ao ar em outubro e deu picos de audiência, inclusive com a personagem agradecendo Nazaré Tedesco (uma referência ao personagem interpretado por Renata Sorrah em Senhora do Destino, novela também da autoria de Aguinaldo Silva, em 2005), sempre lembrada por empurrar pessoas da famosa escada da mansão onde morava.

Acontece que desde então, Tereza Cristina já empurrou mais meia dúzia de pessoas. É mesmo necessária essa autorreferência excessiva? Me lembra um pouco a história do Jamanta (sim, o “Jamanta não morreu”), personagem de Cacá Carvalho em Torre de Babel que depois voltou em Belíssima e ninguém deu muita bola.

3. Fina Estampa, um dramalhão mexicano.

Publicidade

Esqueça que a novela é brasileira e pense na história e no que tem acontecido na novela ultimamente – incêndio, cobras no carro, sequestro, drama envolvendo doação de óvulos e maternidade biológica, a vilã (que até nome composto tem!) e seu inseparável amigo/criado gay, irmãs gêmeas surgindo do nada… Até consigo imaginar Gabriela Spanic, a Usurpadora (sem ofensas, sou muito fã – mas as novelas mexicanas já nascem com o propósito de serem dramalhões, certo?), como Tereza Cristina mexicana…

E vocês, estão gostando? Concordam comigo? Discordam?