Você via Jericho? Se não, não se sinta culpado. Minha colega Anna Simas nem sabia que programa era esse. Trata-se de um seriado injustamente cancelado em sua primeira temporada com uma das tramas mais legais de todos os tempos: o cotidiano de uma cidade isolada por uma explosão nuclear. Rapidamente, a série conquistou muitos fãs, mas não o grande público.
O ano era 2006. O sucesso de Lost, renovado para sua terceira temporada, começava a incomodar a concorrência. Os produtores precisavam de um programa que enfrentasse com a enorme audiência da série de J. J. Abrams. A solução da CBS foi a criação de Jericho.
O seriado, protagonizado pelo vilão do primeiro Pânico – Skeet Ulrich -, mostrava como sobreviveu a cidade de Jericho após um ataque nuclear nas capitais americanas. Inicialmente, os moradores não têm a menor ideia do que está acontecendo no restante do mundo, com exceção de uma explosão avistada de longe. Pouco a pouco, no entanto, eles vão descobrindo que fora da cidade está acontecendo uma violenta guerra civil.
Parte da dinâmica da série se foca nos problemas oriundos da radiação nuclear. Frequentemente, os personagens se questionavam se estariam a salvo da contaminação na distância em que viviam. Se levarmos em conta o drama em que se encontra o Japão nos últimos meses, podemos considerar que se tratava de uma discussão extremamente atual.
Outro elemento essencial era o passado misterioso dos protagonistas – algo claramente herdado de Lost. Robert Hawkins (Lennie James) e Jake Green (Ulrich) tinham informações sobre o que estava acontecendo fora da cidade, o problema é que ninguém sabia disso a não ser os telespectadores.
Infelizmente os mistérios não prenderam a atenção do grande público e a audiência da série foi despencando na primeira temporada. Antes da exibição de seus primeiros 22 episódios, Jericho já havia sido cancelado. A pressão dos fãs por um final levou a CBS a produzir mais sete episódios. Se isso não encerrou de maneira satisfatória, pelo menos respondeu algumas das principais perguntas.
Por aqui, o programa passou no canal pago Sony. Para quem tiver curiosidade, as duas temporadas da série estão disponíveis em DVD em locadoras e lojas especializadas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião