Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Cartazes poloneses que poderiam estar na parede de sua casa

(Lucio Barbeiro, especial para o blog Design de Papel)

Me graduei em Artes Gráficas no antigo Cefet-PR, agora UTFPR. Eu e meu amigo Osvalter sempre gostávamos de ver cartazes bem feitos, inclusive aqueles de supermercado que têm aquelas letras grossas em papel cartão amarelo feitos a pincel. Para praticarmos composição de peças gráficas desse nicho, inventávamos um assunto e montávamos um cartaz. Alguns deles eram com colagem e feitos inteiramente a mão. Em tempo: guerra foi um tema muito explorado por nós.


Seguindo essa lógica, fizemos um workshop de cartaz, na PUCPR, com a professora Miriam Fontoura. A professora Miram nos apresentou a escola polonesa de cartazes. Lá, o cartaz sempre vai ser uma peça de arte a ponto da pessoa pendurar na parede como se fosse uma pintura. Isso foi o pontapé inicial para iniciarmos uma pesquisa que nos ajudaria no nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Batemos na porta do Consulado Polonês, em Curitiba, fomos atendido super gentilmente por eles e de lá saímos com alguns livros e peças gráficas que poderiam nos ajudar. Uma delas foi uma agenda (já antiga) do Consulado que era ilustrada com cartazes feitos por artistas poloneses. Separamos aqui oito cartazes de extremo apelo gráfico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.