Um logotipo é um produto gráfico que muitas vezes é cercado de significados. Alguns deles são ocultos, cheios de controvérsias e muitos passam despercebidos pelas pessoas que o veem todos os dias, mas todos têm uma sua história.
Apple
A história sobre o logotipo da Apple já virou lenda. Segundo o próprio Steve Jobs em sua biografia, o nome “Apple” (maçã) surgiu quando ele estava numa dieta a base de frutas e era simples, divertido e espirituoso. Já a mordida na maçã, é para simbolizar a questão do fruto proibido no paraíso? Nada disso. A mordida na maçã é para ela não ser confundida com um tomate ou uma cereja, como já contou em várias entrevistas o designer Rob Janoff, responsável pelo projeto do logo. O primeiro desenho do logotipo era baseado na tradicional imagem de Isaac Newton sentando à sombra de uma árvore com uma maçã na cabeça. Entretanto, era tão difícil de reproduzir em seus produtos que seu desenho durou pouco tempo.
Coca-Cola
Um dos logotipos mais famosos do mundo sem dúvidas é o da Coca-Cola. O motivo para esse símbolo, com apenas letras cursivas, é bem simples: trata-se da caligrafia de Frank Robinson, contador e sócio do farmacêutico John Pemberton. Pemberton é o criador da fórmula que era para ser um xarope e hoje é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Ao longo dos anos ela recebeu algumas reformulações, mas a ideia original permanece até hoje.
Lacoste
A imagem do crocodilo que estampa várias roupas pelo mundo na verdade é o apelido de seu criador, René Lacoste, que também era conhecido como Crocodilo.
Toblerone
Esse chocolate, que é conhecido por seu sabor e formato, também tem um logotipo bem marcante. A fábrica do Toblerone nasceu em Berna, na Suíça, cidade muito montanhosa e também conhecida como “cidade dos ursos”. Olhe com atenção e veja quem está escondido na montanha do logotipo.
Amazon
Para que serve essa flecha embaixo do nome da gigante de vendas na internet? É um sorriso? Sim, e também para indicar que é possível encontrar todos os tipos de produtos, de A a Z.
Banco do Brasil
O logotipo do Banco do Brasil é mais simples do que pode parecer esse emaranhado de linhas. Duas letras B que formam uma espécie de “nó”, entrelaçadas e sobrepostas de uma maneira muito inusitada. De certa forma, podem até lembrar um cifrão $.
Audi
O que esses quatro aros da Audi representam? Em 1932, quatro empresas de associaram: Horch, DKW, Wanderer e Audi. Agora que você sabe, simples assim.
Beats
Quem gosta de escutar músicas com fones de ouvido, deve conhecer a marca Beats. Esses tão desejados fones são conhecidos por sua qualidade e, também por seu logotipo, uma letra B. Se você observar bem, o B foi posicionado no círculo vermelho de forma que parece uma pessoa utilizando o fone. Pode parecer simples agora que você já sabe (se não sabia antes), mas para chegar a essa ideia, o designer deve ter usado muitos neurônios.