| Foto:
CARREGANDO :)

David Hockney fez barulho dia desses por atormentar seu colega de artes plásticas (e de fama) na Inglaterra, Damien Hirst. Agora está fazendo barulho por um motivo muito melhjor. Sua exposição “A bigger picture” (que pode ser traduzido tanto por “um quadro maior” como por “uma visão mais ampla”) estreou em Londres e está fazendo um tremendo sucesso.

Fora Hirst, que é histriônico demais para agradar os ingleses, Hockney, de 75 anos, é o artista plástico de maior renome por lá. E sua exposição com cerca de 200 obras é o centro das atenções no momento.

Publicidade

O nome da exposição tem a ver com o fato de boa parte das telas ser gigante. Algumas são divididas em vários painéis, de até dois por três metros cada. Há paisagens de oito painéis desses.

A crítica anda meio dividida. De um lado, dizem que para parecer prolífico, como sempre foi a fama que fez, Hockney expõe bobagens junto com os seus melhores trabalhos.

O crítico do jornal Independent, por exemplo, sempre coloca imagens de senhoras indicando se a exposição é boa ou ruim (mais ou menos como o bonequinho de “O Globo”, que aplaude ou não os filmes).

Nessa semana, falando da exposição de Hockney, ele disse que teria de fazer uma senhora aplaudindo com uma mão enquanto aponta uma arma para a cabeça com a outra.

De qualquer jeito, vale conhecer as telas. E na internet é possível ver bastante coisa. Não é a mesma coisa que ver ao vivo, mas já dá um gostinho.

Publicidade

Siga o blog no Twitter.