O blog tem um projeto novo neste ano! Se alguém acompanhou aqui em 2011, pode ter reparado que toda segunda-feira tem um texto sobre o “livro da semana”. Na verdade, foi daí que surgiu a ideia do blog.
Voltando lá, foi o seguinte: em 2009, percebi que já estava com mais de 30 anos e não tinha lido muita, muita coisa importante, que deveria ser legal conhecer. De Guerra e Paz a Proust, de Sêneca a Robinson Crusoé. Pois bem. A ideia foi organizar as coisas para ter algo como “metas” para conhecer os clássicos.
Em 2009/2010, fiz uma lista de clássicos norte-americanos (tinha que começar de algum lugar”. E foi isso que deu origem aos textos das segundas-feiras. E de onde nasceu o blog.
Agora, é hora de começar a contar sobre a segunda fase da coisa. Em 2011, comecei a ler livros bacanas de autores espanhóis e da América espanhola. Muita coisa boa. Cervantes, García Márquez, Borges, Calderón de La Barca, Vargas Llosa…
Então, nas segundas-feiras, a partir de fevereiro, vai ter textos falando sobre esses livros. Por que eles são importantes, por que vale a pena ler. Só que vai ser alternado, dessa vez: uma semana, livro hispânico. Na outra, outro livro de fora do projeto. Para dar uma variada, não?
E com uma vantagem. A partir de agora, os textos sobre os livros terão fotos! O Ricardo Medeiros, companheiro de redação aqui na Gazeta, se dispôs a participar do projeto. E vai fazer fotos sobre cada um dos livros! Muito bacana!
Então é isso. 2012 vai ser o ano dos livros escritos espanhóis. E lidos em bom português.
Siga o blog no Twitter.