O prêmio Nobel de Literatura deve ser anunciado daqui a dez dias. A data ao certo ninguém sabe ainda, já que a tradição manda avisar o dia apenas em cima da hora. E este vai ser o primeiro Nobel desde que este blog foi criado.
Como preparação para o prêmio, pretendo colocar aqui, nos próximos dias, textos defendendo quem deveriam ser os escritores que deveriam levar a honraria neste ano.
Os candidatos mais óbvios parecem ser os mesmos de sempre: Phjilip Roth, Thomas Pynchon, Joyce Carol Oates, Haruk Murakami, Amos Oz, entre outros.
Mas vamos começar vendo a opinião de um pessoal que todo ano tenta acertar desesperadamente quem fica com o prêmio. Os apostadores.
Na bolsa de apostas deste ano, quem aparece em primeiro lugar é o poeta sírio Adonis, no momento pagando 4/1. Seria até um jeito de homenagear o mundo árabe neste momento de revoluções democráticas por aquelas bandas.
Em segundo lugar, vem o sueco Tomas Transtromer. Seria um jeito de homenagear o país sede do Nobel. Thomas Pynchon fica em terceiro, com 10/1.
Espera-se que neste ano o nome do vencedor não vaze antes da hora, como aconteceu em dois dos últimos três anos.
E você, quem acha queb merece o prêmio? Quem é o escritor mais importante vivo que ainda não levou o Nobel?
Siga o blog no Twitter.
Deixe sua opinião