Conversando com meu filho…
Esta semana, Antonio foi comigo entregar algumas encomendas de mini panetones no Hospital do Idoso. Moro no Bom Retiro e de saída, sabíamos que levaríamos mais de 40 minutos para chegar ao nosso destino…
Como mãe, gosto muito da companhia do meu filho. Como amiga, sinto-me como se ele fosse meu conhecido de velhos tempos…
No percurso, surgiram muitos assuntos relacionados ao nosso meio familiar. E nestes momentos, tenho a feliz oportunidade de ajudar Antonio a entender melhor como nossa família funciona. A melhor hora para falar, a melhor hora para ouvir, o respeito por nossas diferenças e a paciência para os nossos ajustes. Tudo pontuado por considerações dele e minhas, recheadas de humor, brincadeiras e muitas risadas.
Antonio é um excelente companheiro de viagem, das mais curtas às mais longas. Entre os risos e conversas mais sérias vamos construindo nossa amizade, nossa parceria e cumplicidade em alguns assuntos que dizemos ser só nossos.
Lições que aprendi…
Escrevi um texto parecido no meu blog Sal de Açúcar e que adapto aqui para este nosso contexto… http://www.saldeacucar.blogspot.com.br/
Se quiser ser, seja um pai ou uma mãe “porto seguro” para o seu filho, mas nunca a mãe ou o pai “âncora” a impedi-lo de crescer, navegar e descobrir outros mares.
Neste mundo tão carente de valores, nossos adolescentes precisam de mais apoiadores e menos julgadores. De mais carinho, respeito, reconhecimento e amor. Mais generosidade, mais gratidão, mais perdão.
Nossos filhos precisam de menos sermões e mais pausas para as conversas.
Procurar ouvir e entender com os ouvidos e olhos destes pequenos adolescentes, a maneira como eles começam a sentir e ver o mundo sempre baseado em referências passadas por você, mãe e você, pai.
Pais porto seguro são aqueles que recebem e acolhem seus filhos como bons e velhos amigos.
Dividem histórias, compartilham alegrias, solidarizam-se com as tristezas que porventura os filhos venham a ter e os ajudam a amadurecer.
Pais âncora adoecem seus filhos pelo peso dos excessos de toda ordem e acabam por amargar e estagnar a vida dos seus pequenos como fizeram com as deles… São egoístas, mal amados e mal resolvidos. São ácidos, são extremamente críticos e negativos, são quase cegos e surdos pois tem visão e audição limitadas apenas para o que julgam certo sem abrir precedentes para um diálogo.
Pai e mãe porto seguro são aqueles que quando estão juntos com seus filhos, tornam-se mágicos do tempo porque nem o deixam perceber passar, são equilibristas dos assuntos de toda hora desde os que fazem rir e até os que podem fazer chorar. São mestres na mediação e sábios para aconselhar.
São pais tecelões de elã.
São pais que em qualquer oportunidade arranjam um jeitinho de valorizar o filho sem afetações e conseguem, no meio da prosa, demonstrar um amor genuíno por ele.
São aqueles que um filho sentirá muito quando precisar deixá-los para ir navegar.
Então, desejo que você seja um pai e uma mãe porto seguro e tenham coragem de desamarrar-se das muitas âncoras (inclusive as suas próprias) impedindo-os de ser alguém melhor para vocês mesmos e impedindo que o seu filho tenha autonomia e seja feliz.
************************************************************************************************
A proposta do DIÁRIO DE ANTONIO é a de um livro virtual.
Você poderá ler os assuntos alternadamente ou acompanhar desde o início capítulo por capítulo.
Nele você poderá consultar o índice e escolher o texto que preferir para leitura
Você também poderá ler outros textos que publico no blog
Seja bem-vindo, seja bem-vinda, obrigada por sua companhia.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada