| Foto:
CARREGANDO :)

Já parou para pensar na tremenda responsabilidade que é escolher o nome do seu filho? Essa escolha irá acompanhar o seu pequeno para o resto da vida. Na hora que ele começar a aprender a falar, quando for se relacionar com os coleguinhas da escola e aprender a escrever as primeiras palavras. Na vida adulta, nos relacionamentos amorosos ou quando for procurar um trabalho, o nome também estará lá.

E em todas essas situações, o nome pode se tornar um probleminha — ou problemão — para o seu pequeno. Ele corre o risco de ouvir piadinhas, de ter de repetir várias vezes como se chama até ser compreendido e de enfrentar dificuldades para aprender a escrever o próprio nome.

Publicidade

Para evitar tudo isso, acho que a solução é a simplicidade. Nomes cheios de letras dobradas, Y e W só vão dificultar a vida da criança. Também acho uma bobagem seguir modismos. Um nome não é como uma blusa que você esquece no fundo do armário depois que ela deixa de ser um sucesso nas passarelas. Então, pense bem antes de escolher o nome da mocinha da novela das oito — que se passa em algum país distante do nosso – para batizar a sua bebê.

Para mim, uma boa fonte de inspiração são os familiares. Sempre há uma avó, um tio ou algum parente querido com um nome perfeito para batizar o seu filho. O nome do José Fernando, por exemplo, é uma homenagem aos avôs. No começo, a combinação me soou um pouco estranha, mas hoje não o imagino com outro nome.

Segue abaixo a lista dos 10 nomes mais populares no Brasil no ano passado — para meninos e meninas. O levantamento é do site BabyCenter Brasil.

Meninos
1. Miguel
2. Davi
3. Gabriel
4. Arthur
5. Lucas
6. Matheus
7. Pedro
8. Guilherme
9. Gustavo
10. Rafael

Meninas
1. Julia
2. Sophia
3. Isabella
4. Maria Eduarda
5. Manuela
6. Giovanna
7. Alice
8. Laura
9. Luiza
10. Beatriz

Publicidade