Outro dia uma amiga disse que não se sente preparada para ter filhos agora e nem sabe se realmente quer, pois escuta tantas coisas ruins sobre a maternidade, lê tantos relatos sobre cansaço, frustrações, irritações, que já começou a ter dúvidas. Um alerta soou dentro de mim. Será que andamos falando só do lado trabalhoso da maternidade e guardamos para nós tudo o que há de bom?
Então, lanço aqui um desafio, qual o lado bom de ser mãe/pai? (A opção conhecer o maior amor do mundo está fora desse rol. Porque disso todo mundo sabe.) Eu vejo muitos. Afinal, se não visse, não teria resolvido engravidar pela segunda vez. A seguir, enumero cinco. Escreve aí nos comentários mais alguns!
1. Filhos nos fazem ser menos egoístas.
Depois que eles nascem, deixa de ser só sobre você e passa a ser sobre um outro ser também. Um exercício diário e constante de combate ao egoísmo e desprendimento.
2. Cada centavo passa a ter mais valor.
Sim, sustentar os filhos custa um dinheirão. Então, você vai pensar dez vezes antes de achar ok pagar R$ 10 em uma cerveja ou R$ 500 em uma calça jeans. E logo verá que sua renda pode até ter aumentado pouco depois do nascimento dos pequenos, mas começou a render muito mais.
3. Você se torna mais produtivo.
No trabalho, a meta é entregar tudo dentro do prazo regulamentar. No supermercado, lista de compras e olho nos preços — nada de perder mais de meia hora para as compras. Em casa, cozinhar tem que ser prático e limpar a casa rápido.
4. Só os problemas reais importam.
Lembra do dia em que você chorou porque quebrou o zíper do vestido que tinha separado para sair com as amigas?Ou porque seu time perdeu? Ou daquela vez em que brigou com marido/mulher porque ele não escolheu o mesmo restaurante que você na praça de alimentação do shopping? Então, isso não ocorre depois que se tem filhos. Porque esse são não problemas. E há tanto para se preocupar depois da chegada dos bebês, que nada justifica se estressar por coisas pequenas.
5. Você descobre que o tempo é um bem precioso.
Dinheiro se ganha aqui, se perde acolá. Mas o tempo, esse nunca volta. Os filhos ensinam isso de várias formas. Então, cada momento passa a ser aproveitado intensamente. As horinhas do dia de brincadeira com as crianças, o contato da amamentação, os instantes reservados para por a casa em ordem, o raro momento de um almoço silencioso, um banho longo e tranquilo… Cada coisa em seu momento e cada momento vivido agora.
Agora que comecei, poderia enumerar mais uns cinco, fácil fácil… Mas deixo para vocês. Conta lá nos comentários e depois faço um Lado Bom dos filhos, Parte 2.