• Carregando...
Como escolher uma boa universidade?
| Foto:
UFPR/ Arquivo Histórico ACS
A UFPR completa 100 anos no próximo dia 19 de dezembro

Eleger universidades para inscrever-se ao vestibular não é uma atividade simples. Há vários fatores que ponderamos ao decidir a instituição que frequentaremos pelos próximos anos, como proximidade da família (para alguns, a distância dela), a grade curricular do curso, avaliações do ENADE e a possibilidade de pagar uma instituição privada.

O que uma universidade deve apresentar para ser considerada boa?

Professores especializados, com titulação de mestrado e doutorado, são necessários para instruir da melhor maneira possível os acadêmicos. É essencial também que a instituição ofereça entrada em grupos de pesquisa e atividades de extensão, o que é mais dinâmico e consequentemente atrativo aos universitários, gerando produção científica, experiência e prática (e acaba agregando, a longo prazo, tradição).

Existe ainda preconceito e polêmica, por parte de algumas pessoas, ao falar de universidades particulares – algo que deveria ter sido abandonado há tempos, pois contamos com instituições privadas de prestígio, e com professores da rede federal/estadual também lecionando nelas. Tais faculdades podem apresentar algumas vantagens, como uma infraestrutura moderna (às vezes mais atual do que em uma pública) e correr um risco infinitamente menor de ser atingida por uma greve de longa duração, como a que ocorre atualmente com uma grande parcela das universidades federais, o que ainda pode causar problemas de atraso para os futuros calouros – mostrando um triste descaso do governo com instituições que geram pesquisa e desenvolvimento do país.

Geralmente, o bom aluno de instituição pública teve um esforço maior para passar no vestibular (o que é inegável, devido às proporções de candidato/vaga), e batalha para manter o bom desempenho – o que não significa que este é mais inteligente que o estudante de faculdade particular; na instituição privada, o bom aluno estuda por saber que a mensalidade (muitas vezes salgada) é um investimento para seu futuro bem-sucedido, além de, obviamente, ter consciência que está em um lugar capaz de desenvolver seu conhecimento sobre a área escolhida.

O que faz um estudante recém-formado se destacar no meio profissional são seus méritos, e não apenas o nome de uma instituição no diploma.

andre.esantos@yahoo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]