É muito bom ser aprovado para a segunda fase! Ganhei a sensação de que pelo menos alguma coisa fiz certo, o que dá fôlego para a reta final. Isso não significa que os reprovados no processo seletivo não se dedicaram o bastante. Muitas vezes, o vestibular é mais parecido com uma loteria do que com uma simples prova na qual você precisa ir bem. Ânimo em ambos os casos!
Além de estudar, é necessário ter um tempo reservado para atividades que não envolvam os estudos, mas que indiretamente possam auxiliar na busca pela tão sonhada aprovação. Estou falando dos exercícios físicos, que, para alguns, dá cansaço só de ouvir o nome – mas que realmente podem fazer a diferença.
Citando um pouco de Biologia, quem pratica esportes de forma constante estimula a liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, que provocam a sensação de bem-estar e mantêm o bom desempenho cerebral, além de adquirir maior poder de concentração.
Que tal tirar alguns minutos do seu tempo, diariamente, para andar, correr ou praticar um esporte com o qual você se identifica? Encaixe esse programa no seu horário e aproveite, lembrando que, se não for algo do seu agrado, os benefícios vão por água abaixo. Coisas simples também fazem a diferença na preparação para as provas: cuidar da postura e realizar exercícios de respiração ajudam o estudante a ficar atento na resolução dos exercícios.
A 2.ª fase da UFPR está chegando e é importante estudar e praticar redações (sim, é possível estudar redação). Semana que vem vou fazer uma análise das últimas provas de compreensão de textos e “chutar” algumas propostas possíveis de cobrança na prova do próximo dia 9 de dezembro.
Vamos focar que o fim dessa maratona está perto e a aprovação depende de você!