• Carregando...
Cotas: Sim ou Não?
| Foto:
Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ato a favor das cotas na semana passada, na Universidade Federal do Paraná

Quando você vai realizar sua inscrição em algum vestibular, sempre tem aquela pergunta “Deseja concorrer às vagas do processo seletivo por meio do sistema de cotas?”, e este tema sempre gera grande polêmica entre os vestibulandos.

Segundo o artigo 5° da nossa constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade”.

Partindo desse princípio, todos deveriam viver com dignidade, ter acesso a saúde, educação e moradia de qualidade. Não gosto das palavras “deveria e poderia” porque sempre se referem a coisas que não aconteceram, não passam de possibilidades, e às vezes sonhos.

Não faz sentido que um país como o Brasil, que está entre as 10 maiores economias do mundo, esteja tão recheado de desigualdades, se todo esse dinheiro fosse bem aplicado, tenho certeza que a rede pública de ensino seria bem estruturada, e teria condições de prover educação de qualidade para todos, pondo assim um fim nas cotas. Já que, em teoria, as mesmas deveriam ser apenas uma medida paliativa, enquanto o Estado não pudesse fornecer oportunidades iguais para todos.

Eu não sou contra as cotas, mas sou contra o fato desta medida temporária estar se tornando permanente. E você o que pensa a respeito das cotas?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]