Quando você vai realizar sua inscrição em algum vestibular, sempre tem aquela pergunta “Deseja concorrer às vagas do processo seletivo por meio do sistema de cotas?”, e este tema sempre gera grande polêmica entre os vestibulandos.
Segundo o artigo 5° da nossa constituição: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade”.
Partindo desse princípio, todos deveriam viver com dignidade, ter acesso a saúde, educação e moradia de qualidade. Não gosto das palavras “deveria e poderia” porque sempre se referem a coisas que não aconteceram, não passam de possibilidades, e às vezes sonhos.
Não faz sentido que um país como o Brasil, que está entre as 10 maiores economias do mundo, esteja tão recheado de desigualdades, se todo esse dinheiro fosse bem aplicado, tenho certeza que a rede pública de ensino seria bem estruturada, e teria condições de prover educação de qualidade para todos, pondo assim um fim nas cotas. Já que, em teoria, as mesmas deveriam ser apenas uma medida paliativa, enquanto o Estado não pudesse fornecer oportunidades iguais para todos.
Eu não sou contra as cotas, mas sou contra o fato desta medida temporária estar se tornando permanente. E você o que pensa a respeito das cotas?
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink