| Foto:
CARREGANDO :)

Hoje é um daqueles dias que todo vestibulando espera chegar, e, ao mesmo tempo, não espera: dia de resultado do vestibular – no caso de hoje, da UEPG. No meu caso, descobrir se passei no curso de Letras. Você espera ver seu esforço recompensado com apenas um nome na lista de aprovados. Mas pode não ver seu nome lá. Por ter passado pelos dois lados, sei do que estou prestes a falar.

Ser aprovado é ver que todo o seu trabalho valeu a pena: as horas de estudo, assim como as noites mal dormidas, as indecisões (que, particularmente, permanecem), o nervosismo, a insegurança, e para alguns até as lágrimas, que se tornam lágrimas de vitória. É dar tranquilidade e garantia de que no próximo ano estará no ensino superior. É sinal de que estamos no caminho certo para passar também em outras instituições, em outros cursos, se desejarmos.

Publicidade

E se eu não passar? Obviamente, é motivo para ficar chateado, porém deve ser encarado com calma, para possibilitar a revisão de erros, aparar arestas e garantir uma melhor colocação no próximo teste seletivo. Não passou novamente? Refaça esta análise, até o dia de sua aprovação. Pode soar clichê, mas não desista do que você acha que te fará feliz. Seu sonho pode ser até adiado, entretanto não tente remendá-lo, trocando de curso ou fazendo qualquer outra coisa para se distrair. É muito válido buscar fazer o que se quer, mesmo que ocorra um erro.

Hoje as horas não passam, tudo se move devagar, o dia parece insuportável – até o momento final. É caso de procurar algo para se distrair, mesmo que não consiga. Prefere ficar longe das pessoas? Tudo bem, às vezes precisamos estar sozinhos para receber e processar certas notícias.

E este não é apenas um texto motivacional para vocês, mas também para mim. E o próximo capítulo será: passei? Vocês passaram?

andre.esantos@yahoo.com.br