Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Dos posts às redações

André Eduardo Santos Filho

Sábado, duas horas da madrugada. Lá estava eu, sem sono, e comecei a pensar em algum tema para o post dessa semana (antes eu ficava desesperado por achar que não ia dar conta de escrever para o blog, um tema por semana até o início de janeiro, mas resolvi pensar em uma semana de cada vez) – e me veio à mente falar sobre como escrever um texto, uma redação, algo meio intertextual. Apanhei o celular e joguei um amontoado de palavras-chave no bloco de notas, salvei as anotações, e fui dormir.

Cada pessoa possui uma forma própria para desenvolver sua escrita. Geralmente, ao escrever um texto, eu anoto uma série de palavras-chave, e, depois, as desenvolvo em um parágrafo. Porém, infelizmente, não temos muito tempo para criar uma redação durante o vestibular, portanto precisamos adquirir técnicas mais rápidas e administrar o tempo. Logo, é essencial praticar – escrever a respeito de vários temas: dissertações comuns de surgirem em uma prova (como saúde, educação, incluindo assuntos polêmicos), narrativas, e cartas (pendente a instituição que você prestará vestibular). O exercício é uma ótima forma de aperfeiçoar argumentos, pois um professor de redação pode corrigir erros e propor alterações. Assim, você pode ter um texto-modelo, caso surja uma proposta similar a um dos temas. Correções são sempre importantes, afinal quem nunca fugiu da proposta, ou teve algum problema em seu texto?

Para adquirir um bom texto, a prática não é a única conquista a ser obtida. É necessário ter um bom conhecimento de assuntos que rondam o cenário atual, que podem ser observados através de leituras e da TV, como noticiários, abrangendo filmes. É sempre satisfatório que o texto seja claro, e, ao mesmo tempo, cativante – o que às vezes é um tiro no escuro, já que não sabemos o estilo dos corretores de redação. Quando houver dúvida acerca do título, retirar uma expressão que represente a ideia central do texto (ou boa parte dele) é um bom caminho.

Qual momento, durante o vestibular, é o mais correto para se escrever a redação? Bom, acredito que seja uma questão com resposta individual. Portanto, para mim, é logo após recebê-la – pois é o momento que tenho a mente descansada e com condições para criar uma estrutura de texto clara, não creio que tenho capacidade de escrever um texto (que eu considere que esteja bom) após resolver dezenas de questões, as quais envolvem raciocínio e tempo.

Como é sua organização para fazer um bom texto?

Um abraço,

André

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.