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E as Olimpíadas?
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Nossa caminhada pode ser comparada às Olimpíadas: enfrentamos provas e disputamos as melhores colocações para vencer, e, consequentemente, ganhar nossa medalha de ouro. Amanhã, às 17 horas (horário de Brasília), ocorre a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de 2012, na cidade de Londres. É possível notar uma constância nas provas de vestibular, nos últimos anos, acerca da cobrança de eventos que cercam nosso cotidiano e direcionam a comunidade em que vivemos – as famosas atualidades – que podem ser exploradas de diferentes formas. Portanto, vou exercitar minhas habilidades de profeta (fajuto) e elencar alguns temas interessantes relacionados (direta ou indiretamente) às Olimpíadas 2012, que possam ser considerados “quentes” para surgir nas provas deste ano:

– Londres e a história da cidade, como a Guerra das Rosas (lutas de dinastias pelo trono da Inglaterra), os principais reis/rainhas que comandaram o país e seus feitos, o reinado da Rainha Elizabeth II (que se tornou o segundo reinado mais longo da história do país, perdendo apenas para a Rainha Vitória, que ainda deu seu nome a uma era britânica, a Vitoriana);

– Questões históricas que se passaram durante certo período olímpico, como as duas guerras mundiais, que impossibilitaram a realização do evento;

– Grécia Antiga (local de fundação da série de eventos desportivos) e o culto arquitetônico pela beleza, corpo e o esporte, relacionando com suas principais cidades-estado, Atenas e Esparta;

– Questões de física, como lançamento de projéteis, corridas de movimento retilíneo uniforme, uniformemente variado ou circular;

– Geografia, como a hidrografia do país (lembrando que o rio Tâmisa corta a cidade de Londres e faz parte do desenvolvimento da cidade), relevo e clima do país, além de exercícios sobre fuso horário – que é de +3 horas em relação ao Brasil, porém, com o horário de verão do Reino Unido, torna-se +4;

– Redação, como geralmente faz menção a atualidades, poderá pedir pontos positivos (como geração de renda, desenvolvimento do país e a exposição deste, em relação à infraestrutura e cultura) e negativos (gasto exorbitante que deveria ser encaminhado para problemas sociais, caos do trânsito, conflitos em redes relacionadas ao evento e possível aumento da criminalidade, por exemplo) que um evento deste porte traz ao país-sede, podendo também questionar se o Brasil estará preparado para sediar as Olimpíadas de 2016;

E você, imagina mais algum assunto provável de aparecer no vestibular? Conte para nós!

andre.esantos@yahoo.com.br

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