Querido diário (sempre quis escrever isso =)),
algumas semanas atrás terminei um namoro, e o fim desse relacionamento veio acompanhado de “muita” tristeza. Logo, a necessidade de buscar apoio com meus amigos e familiares cresceu dentro do meu ser. Adivinhem o que eu fiz? Fui me lamentar nas redes sociais é óbvio, kkkkkk.
Por incrível que pareça o Facebook tornou-se uma espécie de pagina on-line cujo objetivo é mandar indiretas, compartilhar sofrimento e exaltar o ego. Está nascendo desse tipo de comportamento uma geração de zumbis viciados em post’s de auto-ajuda. O que me fez pensar que isso está ficando cada vez pior, é que as pessoas estão cada vez mais depressivas e extremamente infelizes por motivos insignificantes. Perdeu-se aquilo chamado “autocontrole”. Pelo rumo em que as coisas estão indo o profissional de psicologia ficará cada vez mais e mais bem-vindo no mercado de trabalho.
Devido ao constante crescimento do número de pessoas que não sabem lidar corretamente com seus sentimentos, as empresas fazem seus testes de admissão voltados ao lado emocional do funcionário, buscando desta maneira medir sua capacidade de controle emocional. Agora somente a inteligência e o raciocínio ágil não são suficientes para determinar o bom desempenho do funcionário dentro da empresa. Inteligência emocional é o novo diferencial. A Inteligência Emocional tem como finalidade determinar a capacidade do ser humano de conhecer e controlar seus sentimentos.
E se pararmos para analisar, a inteligência emocional é tão importante quanto a inteligência racional. Se não soubermos administrar corretamente o lado emocional teremos complicações com lado racional do cérebro, e vice-versa. Deve haver um perfeito equilíbrio entre ambos os lados. Caso contrário alguma área da sua vida sofrerá as consequências.
Com o nervosismo, ansiedade e medo das provas de vestibular e Enem que estão por vir, a IE é uma boa técnica que podemos treinar e tentar aplicar até o dia das provas, para podermos desta maneira ter um melhor desempenho e manter o controle *–*.
Você consegue controlar seu lado emocional?