A leitura de dez livros da literatura brasileira para muitos pode parecer uma tarefa fácil e até prazerosa, entretanto para quem não é acostumado a ler e/ou não gosta de leitura este passatempo pode se tornar um castigo.
Levando-se em conta que vários fatores referentes às obras em questão fazem com que a leitura seja chata e cansativa. Exemplo: o vocabulário antigo; a época em que a obra foi escrita; o autor; e até mesmo o tipo de texto (particularmente não vejo necessidade alguma em termos poemas na prova de literatura).
Como já estou no meu segundo ano de vestibular obviamente já li todos os livros, mas como me enquadro nos leitores de primeira viajem, obrigados pelo vestibular, confesso que a experiência que tive com a leitura não foi nenhum passeio no parque.
Como faço parte dos vestibulandos que vai para o lado de exatas admito que não me dê muito bem com as letras; os números são meus chegados mais próximos. Logo, a leitura para mim é algo não muito prazeroso, prefiro assistir um filme a ler um livro.
Como nunca tive muita facilidade e paciência para ler, tive que adotar algumas técnicas para conseguir ler todos os livros. Lá vai:
1° Ler no ônibus.
2° ler antes de dormir.
3° ler o resumo ou assistir peças de teatro antes de ler a obra.
Como nada é fácil nesta vida, não basta somente ler as obras indicadas. É necessário ler o contexto histórico e literário, a bibliografia do autor, a análise da obra, fazer testes e resumos e etc (tudo é valido na preparação para o vestibular).
Se você ainda não leu, animo, busque maneiras alternativas assim como eu e leia. Ainda há tempo para ler as obras, e garantir o acerto de algumas questões a mais, pois cada ponto faz toda a diferença no resultado final.
Boa leitura!!!