Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Meus 10 livros favoritos

Reprodução

Olá todos! Como algumas pessoas que me conhecem melhor, sabem, não sou adepta do “pra que ler o livro se posso ver o filme?”. O post de hoje é mais objetivo que o normal e tem título auto-explicativo. Esse livros são parte da minha vida a muito tempo e provavelmente não há nada no mundo que me faça esquecer deles. Todo mundo deveria ter pelo menos 10 livros favoritos – só acho.

1. O apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

Sem dúvida nenhuma é meu livro favorito de todos os tempos mesmo. Talvez meu desejo de ter conhecido Salinger seja maior que o de ter conhecido George Harrison (mas só talvez). Eu tinha 15 anos quando li pela primeira vez, e foi em dois dias.

Quando acabei parecia que um parente bem próximo tinha morrido. Ainda acho que Holden Caulfield é minha versão masculina perdida em algum lugar

2. Ratos e homens – John Steinbeck

Quando comecei esse livro, há uns dois anos, me veio um amargo na boca tão horrível que tenho quase certeza de que nunca vou sentir isso de novo. “Ratos e Homens” foi como um garrafão de melancolia misturada a algo mais que não sei o que é. Chorei no final. Me apaixonei por Steinbeck logo depois da primeira lágrima.

3. Os Sofrimentos do Jovem Werther – Goethe

Como não cometi suicídio depois de ter lido esse livro, é um mistério. Mas amei Werther com todo o meu coração, como Charlotte nunca teria feito. Se pudesse a teria matado, mulher horrível (para mim que estava apaixonada pelo jovem fictício). Se você tem alma fraca, não se arrisque.

4. O Pequeno Príncipe– Antoine de Saint-Exupéry

Quando era menor ganhei do meu avô um CD com a história gravada. Graças a isso sei esse livro de cor até hoje. Sempre choro nas mesmas partes. Me irrita profundamente as pessoas usarem toda a pureza desse livro em citações ridículas de Facebook e Tumblr. Nunca vou me separar do exemplar que tenho.

5. Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe

Sempre tive pavor a filmes de terror, ainda tenho. Não sabem a minha surpresa quando, depois de ter lido essa coletânea de contos de Poe, fiquei sem dormir, tremendo de medo e um pouco traumatizada. O melhor trauma da minha vida. Poe teve uma vida miserável, seus contos só não são piores do que ele próprio. O amo, mas não queria tê-lo conhecido, provavelmente sairia de encontro mais deprimida do que nunca.

6. Clarissa – Érico Veríssimo

A pequena, mas nem tão pequena Clarissa foi para mim um dos momentos mais doces de todos. Se eu tivesse passado pela convivência que ela passou, com aquelas pessoas no Rio Grande, teria sido mais feliz a maior parte do tempo. Fiquei um pedaços dessa felicidade esquisita. O que tenho de criança hoje ainda, devo a Clarissa

7. O Retrato de Dorian Gray– Oscar Wilde

Oscar Wilde era gay e esquisito. Dever ser um dos mortos que eu mais adoro nesse mundo. Dorian Gray alimentou minha imaginação com tamanha fervura que a época na qual li esse livro foi também a época na qual mais escrevi contos, de todos os tipos.

8. Laços de Família – Clarice Lispector

Não faz muito tempo que comecei a ler Clarice. A impressão me de dá é que nem se abríssemos seu corpo e revirássemos tudo o que havia dentro, seria possível conhecer tão intimamente essa mulher. Toda mulher tem um pouco de Clarice. Todo homem também.

9. O Velho e o Mar– Ernest Hemingway

Deve ser uma das histórias mais belas que existem. Não entro mais no mar sem me lembrar desse velho e desse peixe. Chorei nesse também. Não interessa seu estado de espírito, esse livro muda sua vida de algum jeito. Muda tudo.

10. Globalização – Zygmunt Bauman

Bauman é disparado meu sociólogo favorito. Todas as minhas interpretações sobre o mundo atual não podem ser consideradas originais por que me influencio completamente por ele. Seu estudo e sua teoria completam perfeitamente as lacunas das minhas idéias sobre o contemporâneo. Se o visse, pediria para ler “Globalização” em voz alta, apenas pra conseguir imaginá-lo escrevendo.

Tive que deixar alguns de fora, talvez fale deles mais tarde. E depois, farei uma lista sobre os livros que quero ler ainda esse ano.

Alguém mais gosta desses livros? Me digam que não sou estranha por esse gosto confuso e não linear.

Twitter: @herecomesmary
E-mail: marianaffonseca@gmail.com

Use este espaço apenas para a comunicação de erros