| Foto:
CARREGANDO :)

Para muitos vestibulandos, 02/08/2012 é uma data que evidencia a proximidade do processo seletivo da UFPR, com a divulgação do edital que rege as normas para ingresso nos cursos de graduação. Segue abaixo um resumo com algumas informações essenciais do edital aos preguiçosos, porém é importante separar um tempo e ler integralmente o documento, que auxilia nossa preparação para a prova.

As inscrições devem ser realizadas no período entre os dias 17 de agosto e 21 de setembro, com uma taxa de inscrição de R$80,00 para candidatos e R$79 para quem realiza a prova apenas como treinamento. As provas são realizadas em duas fases, com previsão para 11 de novembro e 9 de dezembro (há cursos que apresentam um processo seletivo mais longo, como Matemática, Estatística e Matemática Industrial, que se estenderá até o primeiro semestre de 2013)

Publicidade

O processo seletivo é aplicado para 90% das vagas de graduação da universidade, o restante é disponibilizado através do SISU, do Ministério da Educação, que exige a participação do estudante no ENEM e possui regras próprias – excluindo dessa partilha os cursos que necessitam exame de habilidade específica (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e as graduações do processo seletivo estendido, onde a totalidade das vagas cabe ao processo seletivo da universidade. Dentro de cada curso, 20% das vagas serão destinadas de inclusão social, 20% de inclusão racial (com algumas especificidades), e uma vaga destinada para pessoas com deficiência.

A prova da primeira fase é constituída de 80 questões de conhecimentos gerais – 9 questões das seguintes matérias: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, 8 questões de uma língua estrangeira moderna, além de 18 questões de Português, incluindo compreensão de textos e noções de literatura brasileira e língua culta. Serão chamados para a segunda fase os melhores colocados em cada curso, de acordo com o número de vagas e a concorrência: quanto maior a proporção candidato/vaga, maior será o número de convocados. A segunda fase é composta de uma prova de compreensão e produção de textos, com cinco questões discursivas, comum para todos os candidatos, e até duas provas específicas, de acordo com o curso escolhido, que será divulgado em maiores detalhes no Guia do Candidato.

É necessário destacar a importância de fazer a prova do ENEM para o vestibular da UFPR, pois o desempenho final do candidato é constituído pela média ponderada entre a soma das provas de 1ª e 2ª fase (dividida pela nota máxima possível em cada curso, depois multiplicada por mil) com a nota do ENEM, que assumem pesos 90% e 10%, respectivamente. Quem não realizar a prova do ENEM necessariamente em 2012 terá a nota final equivalente a 90% da nota final, calculada na forma descrita acima – relembrando que há diversas informações no edital que não apresento aqui, portanto deem uma olhada lá!