Para muitos vestibulandos, 02/08/2012 é uma data que evidencia a proximidade do processo seletivo da UFPR, com a divulgação do edital que rege as normas para ingresso nos cursos de graduação. Segue abaixo um resumo com algumas informações essenciais do edital aos preguiçosos, porém é importante separar um tempo e ler integralmente o documento, que auxilia nossa preparação para a prova.
As inscrições devem ser realizadas no período entre os dias 17 de agosto e 21 de setembro, com uma taxa de inscrição de R$80,00 para candidatos e R$79 para quem realiza a prova apenas como treinamento. As provas são realizadas em duas fases, com previsão para 11 de novembro e 9 de dezembro (há cursos que apresentam um processo seletivo mais longo, como Matemática, Estatística e Matemática Industrial, que se estenderá até o primeiro semestre de 2013)
O processo seletivo é aplicado para 90% das vagas de graduação da universidade, o restante é disponibilizado através do SISU, do Ministério da Educação, que exige a participação do estudante no ENEM e possui regras próprias – excluindo dessa partilha os cursos que necessitam exame de habilidade específica (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e as graduações do processo seletivo estendido, onde a totalidade das vagas cabe ao processo seletivo da universidade. Dentro de cada curso, 20% das vagas serão destinadas de inclusão social, 20% de inclusão racial (com algumas especificidades), e uma vaga destinada para pessoas com deficiência.
A prova da primeira fase é constituída de 80 questões de conhecimentos gerais – 9 questões das seguintes matérias: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, 8 questões de uma língua estrangeira moderna, além de 18 questões de Português, incluindo compreensão de textos e noções de literatura brasileira e língua culta. Serão chamados para a segunda fase os melhores colocados em cada curso, de acordo com o número de vagas e a concorrência: quanto maior a proporção candidato/vaga, maior será o número de convocados. A segunda fase é composta de uma prova de compreensão e produção de textos, com cinco questões discursivas, comum para todos os candidatos, e até duas provas específicas, de acordo com o curso escolhido, que será divulgado em maiores detalhes no Guia do Candidato.
É necessário destacar a importância de fazer a prova do ENEM para o vestibular da UFPR, pois o desempenho final do candidato é constituído pela média ponderada entre a soma das provas de 1ª e 2ª fase (dividida pela nota máxima possível em cada curso, depois multiplicada por mil) com a nota do ENEM, que assumem pesos 90% e 10%, respectivamente. Quem não realizar a prova do ENEM necessariamente em 2012 terá a nota final equivalente a 90% da nota final, calculada na forma descrita acima – relembrando que há diversas informações no edital que não apresento aqui, portanto deem uma olhada lá!
PF prende Braga Netto por ordem do STF
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
“Plano B” de Eduardo expõe ruídos da direita em manter Bolsonaro como único candidato para 2026