• Carregando...
Os desafios de estudar sozinha…
| Foto:
Christian Rizzi / Gazeta do Povo

Como vocês já sabem, desde o começo do ano assumi o desafio de trabalhar e me preparar para o vestibular. Em uma tentativa fracassada de estabelecer metas para o futuro, havia decidido fazer cursinho no meio do ano.

Entretanto, agora no fim do 1° semestre mudei completamente os meus planos e resolvi enfrentar sozinha este monstro chamado vestibular. Não estou encarando esta escolha como uma dificuldade maior a ser enfrentada, muito pelo contrario estou visualizando este desafio como uma oportunidade maior para o meu sucesso.

Quem não tem muito tempo livre disponível como eu, deve se organizar e utilizá-lo sabiamente. Gastar este tempo assistindo aulas é um luxo do qual não posso desfrutar. Por experiência própria sei que assistir aula ou e freqüentar cursinho não é a única forma de se preparar para o vestibular. Se você pensa o oposto sinto lhe informar, mas você está se iludindo. Nas aulas você apenas vê a matéria e como fazer o exercício, porem estudar realmente depende somente de você.

Estudar é o tempo dedicado para pegar o material de apoio e ler, reler, fixar o conteúdo, resolver questões, encontrar problemas, ter dúvidas e dificuldades e, o principal, esclarecer estas dúvidas e dificuldades.

Não estou tirando a importância das aulas, mas apenas mostrando o que realmente é importante e deve ser levado em conta: estudar.

É claro que, quem estuda por conta própria tem algumas responsabilidades a mais que quem faz cursinho não tem. Como estabelecer horários de estudo, saber o que e quando estudar, não faltar aos compromissos de estudo, dividir corretamente as matérias a serem estudadas sem privilegiar ou esquecer nenhuma delas somente por gostar mais de uma do que de outra.

Quem tem tempo e condições deve sim fazer cursinho, mas se você não tem nenhum destes dois fatores não fique desesperado. Mesmo sem freqüentar um cursinho você pode ter condições iguais e até melhores que as de quem faz cursinho.

Mostro como é possível.

Basicamente o cursinho ou/e o terceirão oferecem ao aluno: estrutura, material e professores para assistência ao aluno. Isto você pode conseguir sozinho se quiser e, é claro, se fizer um pouquinho de esforço.

1° Estrutura: Se você consegue estudar em casa, ótimo. Se não consegue, existem outras opções, como as bibliotecas por exemplo.

2° Material de estudo: Contatos, familiares, amigos, conhecidos… Provavelmente você deve conhecer alguém que já tenha feito vestibular e tenha o material de cursinho e possa te emprestar. Internet, um universo de conteúdos, possibilidades e opções. E por último, mas não menos importante os famosos “SEBOS”, que proporcionam “na maioria” dos casos, livros, apostilas e revistas por um preço mais em conta.

3° Professores para assistência: todos nós já estudamos um dia; e já tivemos professores. Vá a um antigo ou atual colégio do qual você fez ou faz parte, peça auxílio para seus professores… duvido que algum professor não queira lhe ajudar! Eu já falei da internet né, professores, cursinhos, aulas online, infinitas oportunidades. (“Internet”, não sei o que seria de mim sem você /♥).

Enfim eu já falei isto uma vez e repito: o pior inimigo para alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida é você mesmo. O jeito que você vai conseguir não importa, seja com cursinho ou sem ele, o estudo e o esforço dedicados são iguais para todos. Realmente, seria muito mais fácil comprar chip e/ou cd e instalar no seu cérebro ou fazer download completo do conteúdo de vestibular. Entretanto, não seria justo nem lógico, pois quem tivesse dinheiro para comprar esta tecnologia seria favorecido. Seria como vender vagas, quem paga mais leva.

Não é preciso ser autodidata nem coisa parecida para estudar sozinho, somente é preciso estar focado. Diariamente surgem problemas pequenos, médios e até mesmo grandes que fazem o desânimo surgir, porem não se deixe abater, pois problemas e dificuldades todos têm e o que difere o vencedor do perdedor é a maneira como cada um visualiza uma dificuldade. O vencedor vê uma oportunidade para cada dificuldade, enquanto que o perdedor vê várias dificuldades em cada oportunidade.

Se isto vai dar certo, não sei. Por enquanto tenho conseguido levar de maneira séria este compromisso que assumi comigo mesma, mas até o resultado da UFPR vamos descobrir se consegui ou não vencer a mim mesma, e estudar até o final do ano.

We are the champions, my friends…

Bons estudos!!!

Kenia Cristine

Kenya_ctba@yahoo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]