| Foto:
CARREGANDO :)

Meio caminho andado, é o que penso quando vejo que já passamos da metade do ano, e, consequentemente, metade dos estudos. É reconfortante, mas dá ânsia. Ânsia de não ser aprovado e ter que enfrentar a maratona de leituras e exercícios novamente, fora o desânimo que de tempos em tempos vem à tona, e por vezes escondemos para não receber consolo – o que mais atrapalha do que conforta, dependendo do momento.

Vestibulandos de vários estados estão enfrentando o processo seletivo de inverno das universidades estaduais de Maringá e Ponta Grossa, durante esta e a próxima semana (aliás, vou fazer a prova da UEPG no final de semana, boa sorte a nós!), e após esse período alguns estudantes poderão ter um pequeno período de férias. Férias? Até que ponto? Sabemos que não dá para perder o pique, logo não podemos abdicar completamente das atividades estudantis. Elabore um esquema mais tranquilo de estudos para praticar durante os dias de folga, tentando manter o “clima de férias”. É uma oportunidade de descansar e esquecer um pouco a tensão que nos envolve constantemente – sem apagar o caminho já trilhado, para voltar com gás total, corrigindo os erros cometidos no 1º semestre, planejando os estudos e com olhos no grande prêmio. Que tal iniciar a leitura de algumas obras literárias para o vestibular, como discutimos no último post?

Publicidade

A primeira fase da UFPR ocorrerá dentro de quatro meses, e esse período pode ser aproveitado para se dedicar de uma forma mais profunda, seja estudante de terceirão, extensivo, semi ou estudante de casa – e passa tão rápido, é a chance de aproveitar e adquirir bons resultados. Se você quer estar matriculado em uma universidade no próximo ano, acredito que agora é a hora de pensar em estudar para valer. E aí, vai largar essa oportunidade?