| Foto:
CARREGANDO :)

Não, não vamos falar de vestibular, ele não é uma coisa boa. Como pode ser lido nos últimos posts do blog, nossos ânimos estão à flor da pele. As provas estão cada vez mais perto, e a tranquilidade cada vez mais longe. Não posso ver um desconhecido carregando uma mala de cursinho na rua, que já penso ser meu concorrente (e me dá vontade de pedir para ele desistir da prova, porque eu preciso de uma vaga). Logo, quero escrever sobre algo que não irrita, não deixa triste, e não nos faz querer arrancar os cabelos: hobbies, atividades divertidas, que são passatempos e nos distraem, pobre classe estudantil dos vestibulandos.

É durante esses (raros) momentos que não ouço a mensagem em repetição eterna “Tenho que passar no vestibular, tenho que passar no vestibular, tenho que passar no vestibular”. A cobrança sempre vai existir, da razoável à exagerada, mas é muito importante termos algo para desviar o estresse e extravasar. Saia desse desespero e faça o que você tem vontade de fazer, seja o que for. Improvise uma viagem de final de semana, se possível. Vá visitar amigos distantes, conversar, respirar novos ares e frequentar novos ambientes. Desça para a praia, ande na beira do mar, sinta a areia nos seus pés enquanto caminha, e esqueça esse turbilhão que está ocorrendo – que é temporário, portanto tranquilize-se.

Publicidade

Gosto muito de ler e ouvir música. Atualmente sou constantemente obrigado a ler apostilas e livros obrigatórios para as provas, logo confesso que deixei os livros que gosto de ler, um pouco, de lado. Consequentemente, a música tomou boa parte do meu tempo livre, viro um cantor (desafinadíssimo) e fico admirado com o arranjo de certas músicas e com o alcance vocal de intérpretes. Além das melodias, o cinema sempre me fascinou. Quando possível, assisto longas-metragens e frequento com amigos um projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, às terças-feiras, intitulado “Tela Alternativa”, onde assistimos e debatemos filmes clássicos e tendências do cinema mundial.

O que você faz para aliviar a tensão do vestibular?

A pergunta acima é respondida individualmente, cada estudante possui suas próprias atividades que lhe proporcionam prazer. Há quem se realize fazendo exercícios físicos (infelizmente, no momento, minha preguiça não permite), desenhando, tocando algum instrumento musical, ou escrevendo. Você sabe o que te deixa feliz, portanto deixe esse abatimento em um canto qualquer, e corra atrás da luz no fim do túnel!

andre.esantos@yahoo.com.br