*Por Bruna Nowak (Mestranda em Direito da UFPR) e Gabriela Sacoman Kszan (Acadêmica de Direito da UFPR)
Nos dias 5 e 6 de maio de 2017, o Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos da UFPR (NESIDH-UFPR), grupo de pesquisa e extensão da Faculdade de Direito da UFPR, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Melina Girardi Fachin, realizou o II Pré-Moot de Direitos Humanos.
O evento consistiu em competição de julgamento simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com o intuito preparação para Inter-American Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT), organizado pela American University e que ocorrerá nos dias 21 a 26 de maio de 2017, em Washington D.C.
Para além deste objetivo imediato, o II Pré-Moot de Direitos Humanos visou contribuir para a consolidação da cultura de defesa dos direitos humanos e do processo interamericano no Brasil, por meio da conjugação dos conhecimentos teóricos com recursos metodológicos diferenciados centrados no estudo de casos. Foi uma grande honra para a UFPR sediar evento de tamanha importância e relevância no mundo dos Moot Courts – como são comumente chamados os eventos e competições de julgamento simulado.
A simulação contou com a participação de dez equipes compostas por estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior para além da UFPR, quais sejam: Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Toledo Prudente Centro Universitário, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Durante o julgamento simulado, as equipes enfrentaram-se em painéis de exposição oral de argumentos jurídicos, tendo como base o caso hipotético do IAMOOT deste ano, o Caso Ricardo Madeira e outros v. República de Zircôndia (https://www.wcl.american.edu/hracademy/mcourt/documents/CasoRicardoMadeiraeoutrosvs.RepublicadeZircondiaPOR.pdf). Os oradores, na posição de vítimas e do Estado, foram arguidos por estudiosos do direito internacional dos direitos humanos, desde estudantes de pós-graduação até professores doutores na área, os quais exerceram papéis de juízas e juízes e avaliaram o desempenho dos estudantes competidores.
Após as rodadas preliminares e as rodadas semifinais, duas equipes do NESIDH-UFPR foram classificadas para a rodada final. A equipe vencedora do II Pré-Moot de Direitos Humanos foi a equipe de representantes das vítimas composta pela oradora Gabriela Sacoman Kszan e pelo orador Lucas Carli Cavassin, ambos alunos do 5º ano do curso de Direito da UFPR. Gabriela e Lucas são os oradores que representarão a equipe da UFPR no IAMOOT 2017. Sua vitória no II Pré-Moot de Direitos Humanos com certeza contribuirá para um excelente desempenho em Washington.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS