A Feira de Cursos e Profissões da UFPR iniciou-se hoje (vai até domingo). É uma ótima oportunidade para refletir sobre o curso a ser escolhido no vestibular.
Estive na feira, hoje, pela manhã, para conversar com os alunos do ensino médio sobre o curso de Direito da UFPR. É a terceira vez que participo e é sempre gratificante ver o número de interessados em ingressar na faculdade.
Há, como vem sendo comum, grande curiosidade em torno da Faculdade de Direito. Vestibulandos que querem saber se o curso é difícil, se os professores são qualificados, qual o grau de exigência, se há disciplinas práticas, qual o leque de opções profissionais, se estão disponíveis intercâmbios, se um advogado criminalista pode recusar causas judiciais. Enfim, existe muito a ser esclarecido.
A indagação que mais se destacou foi: “o que é necessário ao aluno de Direito; quais as qualidades requeridas?” Como professor, enumerei três (o rol é numerus apertus – exemplificativo):
a) senso de justiça;
b) ética e retidão;
c) gosto pela leitura.
Fiquei satisfeito com as respostas positivas dos alunos. Muitos mostraram-se decididos com seu futuro universitário e animados com a possibilidade de alterar o contexto social em que vivemos.
Amanhã, sábado, 10h, será a vez da Prof. Clara Roman Borges, vice-coordenadora da Pós-Graduação em Direito da UFPR, que também apresentará a Faculdade.
A Feira de Profissões terminará no domingo, 1º de setembro, e tem sua programação no site http://www.feiradecursos.ufpr.br.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião