No primeiro post da série “participação popular pela internet“, disse que faria um review do site Colab.re e de seu aplicativo homônimo para iPhone e Android. Deixarei, contudo, para o próximo post. Neste, relatarei as respostas dos criadores da rede social às perguntas que enviei, por email, na semana passada. Apenas para relembrar, a Prefeitura de Curitiba promoveu parceria com o site para incentivar a participação popular.
1) A primeira pergunta foi sobre o acesso ao site, que ocorre apenas com o uso do Facebook. Responderam-me que a vantagem é a segurança contra falsos usuários. No futuro pretendem adotar o acesso com o CPF.
2) Sobre a relação com o Município, informaram-me que foi celebrado convênio, assim como será feito com Teresina, Cuiabá e outras cidades. De todo modo, a rede é aberta a qualquer cidade.
3) O Município de Curitiba tem acesso às informações por um painel de gestão (“.monitor”), em tempo real, e é instrumento gratuito.
4) A ideia surgiu, segundo o site, quando os criadores trabalhavam em campanhas para prefeituras, em 2012. Observaram que as reclamações dos cidadãos estavam desestruturadas.
5) A organização das demandas dos cidadãos, e a certeza de que foram lidas pela Prefeitura, estimulam o uso do site. Além disso, o uso de plataformas móveis facilitam os pedidos e reclamações.
6) Estão trabalhando na melhoria do site.
As respostas às minhas perguntas, sinteticamente, foram essas. Farei uma análise no próximo post, publicando minhas impressões.
****
OPORTUNIDADE ACADÊMICA
Por fim, divulgo edital para publicação de artigos na Revista Jurídica “Direito do Estado em Debate”, da Procuradoria Geral do Estado, coordenada pela Dra. Leila Cuéllar, Procuradora-Chefe da Coordenadoria de Estudos Jurídicos.
EDITAL 2014 DE CHAMAMENTO DE TRABALHOS PARA A REVISTA JURÍDICA DA PGE – “DIREITO DO ESTADO EM DEBATE”
A Procuradoria Geral do Estado do Paraná, por meio da Comissão Editorial da Revista “Direito do Estado em Debate”, disponibiliza o edital de chamamento de trabalhos para a edição de 2014 do periódico, tendo como data limite de encaminhamento do material o dia 25.05.2014.
A recepção do material será efetuada exclusivamente por meio do endereço eletrônico comissaoeditorial@pge.pr.gov.br, sendo que os trabalhos deverão atender todos os requisitos presentes no edital (arquivo anexado, também disponibilizado no site www.pge.pr.gov.br – clique aqui).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS