Noticiou a Gazeta do Povo que o Prefeito Municipal Gustavo Fruet encaminhou à Câmara Municipal a proposta de plano plurianual (PPA). O PPA é um plano de governo, que se mantém vigente do segundo ano do mandato ao primeiro ano do mandato subsequente. É assim definido pela Constituição da República:
“A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.”
Dito isso, o PPA representa uma “carta de intenções” da gestão do Prefeito Municipal. A finalidade é definir as diretrizes (princípios), objetivos (fins) e metas (critérios avaliativos) das despesas de capital (investimentos, por exemplo) e outros programas que duram mais de um exercício financeiro.
Não é obrigatória a sua execução integral, mas, se quiser executar suas ideias, o Prefeito terá de fazê-las nos limites e nos modos do PPA. E, por essa razão, não há obrigação legal que imponha ao agente público o cumprimento de seu plano de governo.
O que o fará, então, concretizar seu projeto? Principalmente, controle social e acompanhamento da imprensa. O chamado accountability vertical.
É importante que façamos um check-list para determinar o que foi cumprido ao final do mandato. E o que não foi cumprido, deve ser motivado pelo agente público. Claro que, como qualquer gestor, o Prefeito pode enfrentar obstáculos conjunturais que atrapalhem o andamento governamental – crises econômicas, políticas, redução da arrecadação, até mesmo situações imprevistas em projetos (aumento do custo das obras, de materiais, etc.). Mas essas intempéries deverão ser expostas.
Portanto, a boa gestão se faz com participação. De um lado, o governo municipal deverá concretizar suas propostas (ou tentar concretizá-las); e, de outro, os cidadãos têm de acompanhar, fiscalizar e apresentar sugestões e críticas.
Para ler o anexo da proposta de PPA, clique aqui. Farei apontamentos no próximo post.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS