Vejo muitos artigos discutindo, argumentando, explicando e resolvendo quais são as melhores fórmulas para possuir uma senha eletrônica segura, para se utilizar em transações bancárias, e-mails, redes sociais e na mais variadas contas e acessos que fazemos diariamente.
Todas essa fórmulas ajudam ? Com certeza ! Resolvem o problema ? Não !
Os criminosos cibernéticos podem se utilizar basicamente de dois métodos para descobrir uma senha pessoal, com o propósito de acessar conteúdos de terceiros :
1 – Engenharia Social
Através da análise de informações públicas do usuário (como aquelas expostas em redes sociais) ou através de um contato direto com a vítima, a engana com o propósito de obter dados pessoais. Isso pode acontecer por exemplo quando o criminoso se passa por outra pessoa, tanto no mundo físico quanto no virtual, e obtém essas informações.
2 – Meios fraudelentos na internet
Desde os “phishings” (e-mails falsos que induzem o usuário a inserir ou repassar informações de acesso) e até mesmo o redirecionamento de páginas de internet podem provocar o usuário a revelar senhas e informações pessoais.
Deste modo, por mais segura que seja a senha, se o criminoso a ela tiver acesso, de nada adiantará que seja uma super senha até então só conhecida por você.
Além de toda a segurança na criação e guarda de senhas pessoais, é muito importante também que ela seja protegida.
Imagine aquela pessoa, que para não esquecer a senha do banco, a escreve atrás do cartão, e o perca.
Por incrível, e por mais óbvio que pareça, essas são algumas das senhas mais utilizadas por usuários da internet:
·1234567
·123456
·12345
·123123
·000000
·password
·qwerty
·matrix
·admin
·hotmail
Não existe nada 100% seguro no ciberespaço, e por isso não podemos facilitar a vida dos criminosos.
Seguem algumas dicas que podem lhe ajudar na criação de senhas, e mesmo que você já tenha lido isso inúmeras vezes, vale a pena conferir se você se protege (Assim como as aeromoças dizem : “mesmo que você seja um passageiro frequente lhe convidamos a prestar atenção nas instruções de segurança”) .
1.Os ciber criminosos não possuem uma bola de cristal, e por isso utilizam programas que fazem inúmeras tentativas de senha por minuto, por isso criar uma senha ou combinação que não exista em um dicionário pode ajudar
2.Quão maior e mais complexa a senha melhor (letras em maiúsculo, caracteres, etc). Mas deve ser algo que você lembre.
3.Senhas iguais para todos os acessos também é muito perigoso. Crie um padrão para a criação de senhas que possa lhe ajudar a criar senhas diferentes para cada acesso.
4.Opte por escolher serviços de e-mail e redes sociais com dupla autenticação. O GMAIL por exemplo oferece essa opção. Você pode configurar para que a cada acesso lhe seja enviado um código para o seu celular para acessar a sua conta.
5.Evite anotar as senhas.
Que tal agora testar a sua senha, para verificar quanto tempo levaria para que um programa a descobrisse ?
Clique aqui para fazer o teste