Li um artigo dias atrás falando sobre a importância do acesso à internet como fator de integração social. Concordo. Porém não consegui terminar de ler todo o texto. O autor falava que uma dos meios de colaborar com o acesso à internet por outras pessoas era liberar a rede wifi, seja da sua casa ou empresa, para que outras pessoas pudessem utilizá-la livremente. Senti como se uma faca entrasse no meu peito.
Tempos trás, no meio do agito das manifestações que foram realizadas em todo o país, surgiu a mesma ideia. Para que os manifestantes pudessem ter rápido acesso às redes sociais, algumas pessoas eram convidadas a retirar as senhas de acesso à rede sem fio.
Imagino que a maioria dos usuários de notebooks, tablets e smartphones já utilizaram ou ao menos se sentiram tentados em se conectar à internet utilizando uma rede sem fio (Wi-Fi) aberta.
É indiscutível essa facilidade ao acesso, é uma grande vantagem e pode ser de extrema utilidade para a mobilidade das comunicações.
Porém, tanto para o usuário que se conecta em uma rede sem fio que desconheça a sua procedência, assim como para aquele que a disponibiliza sem as devidas proteções , isso pode se tornar uma ferramenta extremamente perigosa.
PARA OS USUÁRIOS DE REDE SEM FIO:
Uma informação muito importante que todo usuário deve ter ciência é que ao utilizar uma rede sem fio (nesse caso mesmo ela sendo protegida por senha) as informações de acesso além de algumas informações de conexões (como por exemplo, e-mails), além de todas as páginas acessadas podem ser capturadas por quem esteja distribuindo o sinal.
Assim deve-se tomar muito cuidado ao utilizar uma rede sem fio desconhecida, evitando acessar contas pessoais de e-mails, bancos, etc.
Como se proteger?
A coluna já explicou como navegar com segurança em redes sem fio: Caso necessite usar uma dessas redes é importante que você utilize aplicativos que irão lhe ajudar na segurança de sua conexão, como a VPN (Virtual Private Network). Isso vale também para as redes com senha. É válido se proteger do mesmo modo.
PARA QUEM DISPONIBILIZA UMA REDE SEM FIO ABERTA:
Caso alguém utilize a conexão para cometer um ato ilícito, como por exemplo, enviar arquivos de pornografia infantil, e a rede estiver aberta para uso sem segurança com senha, o responsável poderá ser penalizado ele não terá a capacidade de indicar o verdadeiro responsável pelos acessos indevidos.
Para uma empresa que possui uma rede sem fio aberta para comodidade dos funcionários e clientes deve lembrar que usuários externos poderão também ter acesso.
Caso o seu computador ou rede de sua empresa esteja ainda mal configurada ela poderá ser acessada, tendo o usuário de má fé acesso a arquivos e informações particulares.
Em casa a dica é exatamente a mesma.
Como se proteger?
* A principal orientação é nunca disponibilizar uma rede sem fio sem configurar uma senha de acesso, tanto em casa, quanto nas empresas.
* Ao criar uma senha, evite usar combinações óbvias.
* Altere a senha com frequência. Deixar a mesma senha por um grande período de tempo traz os mesmos resultados do que não ter uma senha configurada.
Para reforçar:
1 – Nunca acesse uma rede sem fio desconhecida (mesmo que tenha senha) somente em casos de necessidade. Se precisar usar a dica é usar uma VPN.
2- Se você tiver uma rede sem fio em casa ou na empresa não vejo motivos suficientes para deixa-la desprotegida. Mesmo que seja mais cômodo, é extremamente perigoso.
A tranquilidade da segurança é melhor do que sua comodidade.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões