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O mito de que internet não dá dinheiro está caindo aos poucos. Em grande parte por conta de novos modelos de negócio on-line que estão sendo criados. Um dos termos novos que está surgindo no mundo digital, e que vale atenção, é a “geek economy”, que foi tema de um painel ontem na Campus Party, no Parque Anhembi, em São Paulo. Trata-se dessa economia própria que está sendo gerada no mercado de desenvolvimento, compra e venda de aplicativos para plataformas abertas.

Isso parece meio complicado, mas talvez seja mais fácil pensar em um iPhone. Quem tem ou já mexeu em um sabe que pode fazer download de aplicativos com várias funcionalidades para o seu aparelho pagando alguns centavos ou poucos dólares por isso. Esse mundo, que envolve o desenvolvedor, a loja virtual e o usário cliente, é o que está sendo chamado de geek economy. E não é pouco dinheiro. “Só a lojinha de aplicativos da Apple movimentou mais de US$ 3 bilhões em 2011”, conta Bob Wollheim, sócio fundador da Sixpix Content, responsável por eventos como youPIX (cultura de internet) e SocialMe­diaWeek/Brasil (mídias sociais).

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Como esse termo ainda está sendo criado, há várias interpretações. Uma das mais amplas é a defendida por Marco Gomes, fundador da boo-box, que é a primeira empresa brasileira de tecnologia de publicidade e mídias sociais. “É uma nova economia que está surgindo por meio da colaboração e do uso de infraestruturas que não necessariamente são suas. O pagamento pode ser feito por sistemas já prontos, como o Mercado Pago ou o PayPal, ou o site pode ter anúncios de outros sistemas, como a própria boo-box”, explica.

Oportunidades e ameaças

Independentemente dessas interpretações, trata-se de um negócio de muitas oportunidades, garantem os participantes do painel, que também contou com Stelleo Tolda, CEO do MercadoLivre, empresa de tecnologia líder no comércio eletrônico na América Latina; Breno Masi, um dos maiores especialistas do país em plataforma IOS (sistema operacional para dispositivos móveis da Apple) e Mobile; e Eduardo L’Hotellier, criador do site GetNinjas, no qual fornecedores de serviços podem anunciar e pessoas podem encontrar aqueles de que necessitam.

É justamente na área de serviços que há grandes oportunidades, conta Gomes. A área de produção e conteúdo, seja em vídeo, áudio, texto ou imagem, também traz muitas outras chances. “Um aplicativo para avaliação de bares, de notícias ou um game podem fazer muito sucesso”, diz.

“Geek economy é uma revolução na maneira de produzir tecnoliga”, diz L’Hotellier, citando os baixos custos de produção como uma boa vantagem para se apostar nessa área. “Você, sozinho, no seu quarto, pode iniciar um protótipo que daqui a quatro anos pode ser uma empresa grande”, completa Gomes. Ambos dizem também que os maiores entraves são os mesmos de toda pequena empresa brasileira: burocracia e excesso de impostos.

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Para quem pensa em se arriscar nessa área, Gomes diz que é necessário ter perseverança e inteligência para se mover rápido; L’Hotellier lembra que é preciso ter menos medo de ter a ideia roubada e mais agilidade para colocá-la em prática com qualidade.