| Foto:
CARREGANDO :)

Entre as diversas coisas curiosas da Campus Party 2012, uma se destacou desde o início: um computador montado dentro de modelo em tamanho real do personagem Homem de Ferro. O que poucos sabem é que o artista por trás desse enorme boneco é de Londrina. Alexandre Ferreira, 38 anos, é analista de suporte da empresa 76 Telecom, de Mogi das Cruzes, em São Paulo, mas nasceu na cidade do Norte do Paraná.

Publicidade

Casemod é o nome dado para a modificação de gabinetes de computador. Alexandre pratica desde 2002, quando fez um em formato de cabeça de dragão, modelado em fibra de vidro. Depois, foi o mesmo personagem de fantasia medieval inteiro, porém em miniatura, inspirado no livro de sua autoria Contos de Calíope. “Na Campus Party de 2010 me perguntaram se poderiam fazer foto com a minha cobra. Aí desisti de fazer esses personagem e montar algo que pudesse ser facilmente reconhecido e mostrasse toda a minha habilidade”, conta.

O projeto do Homem de Ferro demorou mais de 10 meses e consumiu cerca de 5 mil reais para ficar pronto. Ele tem a base feita de pepakura, uma técnica de dobradura e colagem de papel, e também é revestido de fibra de vidro. Há também várias peças de robótica, que acendem luzes e abrem e fecham o modelo. Tudo foi montado em uma oficina própria, na casa de Alexandre. Gastando tanto, e sem patrocínio, o hardware do computador teve que ser emprestado pelos amigos.

Quando perguntado se não tem medo de parecer infantil aos 38 anos “brincando” com bonecos, Alexandre respondeu que não liga. “Aprendi que adultos tem dificuldade em ser criativos. Eu simplesmente não me limitei e montei isso. E não tem um adulto que não chegue aqui perto e não brincou, virando criança por um momento”, conta.

******

Quer acompanhar o que está rolando na Campus Party a todo o tempo? Siga o repórter no Twitter: @celso14

Publicidade