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As primeiras iniciativas voltadas à educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil datam da década de 1940. Naquele período, estruturou-se o primeiro Serviço de Educação de Adultos do Ministério da Educação, sucedido por campanhas que ao longo do século XX sofreram inúmeras críticas. Entre os problemas frequentes apontados por especialistas, estavam a superficialidade das disciplinas e a falta de relação dos conteúdos e materiais pedagógicos com a vida prática do alunado, que não consideravam as especificidades desse público.

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Atualmente, passado quase um século das primeiras ações, os desafios enfrentados pelos professores são semelhantes. Em 2020, o País contava com cerca de três milhões de alunos matriculados na EJA, com inscrições caindo ano após ano. Como agravante, as universidades se adaptaram de maneira muito tardia às necessidades destes alunos, raramente abordadas pelas licenciaturas e pedagogias.

Os problemas da educação básica, como a evasão e a repetência, também são problemas da EJA, que acolhem muitos desses estudantes. Soma-se a isso a falta de pertencimento que muitos sentem com relação à escola, principalmente quando a unidade abriga o ensino fundamental com diferentes faixas etárias.

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Promover uma cultura de aprendizagem ao longo da vida é uma das potencialidades da educação de jovens e adultos. Considerando que, hoje, a expectativa de vida do brasileiro sobe com o decorrer dos anos, esse público deve ser atualizado com questões que envolvam a participação cidadã, o acesso ao mercado de trabalho e a fluência digital.

Nesse sentido, a educação midiática surge como uma ferramenta de apoio a ser explorada. Além de desenvolver habilidades críticas de leitura e escrita, ela pode ajudar os estudantes da EJA a se tornarem produtores e consumidores conscientes de mídia. Essa necessidade ganha cada vez mais urgência, à medida que saber filtrar e dar sentido ao grande fluxo de informação é um exercício diário, além de fator de inclusão ou exclusão social.

Quando se considera o impacto que a desinformação pode ter sobre os alunos da educação de jovens e adultos, a importância da educação midiática se torna ainda mais evidente. Informações falsas, facilmente disseminadas nas redes sociais (às que eles têm acesso), podem se tornar virais, prejudicando muitas vezes a saúde e a vida em comunidade. É fundamental saber discernir entre informações verdadeiras e falsas e tomar decisões informadas.

Para promover mudanças efetivas na EJA, que conta com alunos envolvidos no mundo do trabalho, é preciso a articulação com outras políticas de participação. Assistência social, saúde, cultura, qualificação profissional e geração e distribuição de renda, quando sistematizadas e otimizadas em conjunto, tornam a educação mais relevante, e contribuem em processos de melhoria socioeconômica e cultural das comunidades em que esses estudantes estão inseridos.

A educação midiática faz parte desse processo quando apoia o desenvolvimento de alunos capazes de se tornarem consumidores críticos de mídia, exercerem seus direitos de acesso à informação e participarem de forma ativa na sociedade. O acesso à informação é um direito humano fundamental e a educação midiática permite que os indivíduos possam exercer plenamente esse direito, independentemente da sua idade e escolaridade.

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Como bem apontou a professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Maria Clara Di Pierro, “a educação capaz de responder a esse desafio não é aquela voltada para as carências e o passado [...], mas aquela que, reconhecendo nos jovens e adultos sujeitos plenos de direito e de cultura, pergunta quais são suas necessidades de aprendizagem no presente, para que possam transformá-lo coletivamente”.

Elisa Thobias é educomunicadora, analista de comunicação do Instituto Palavra Aberta e colabora voluntariamente com o blog Educação e Mídia.