Acalanto. Ato de acalentar, de ninar uma criança, de acalmá-la e reconfortá-la, levando-a ao peito e cantando para que adormeça.
Acalantos de Além-Mar. Espetáculo musical inspirado no potencial existente na voz de quem embala uma criança, ação cultural que encontra estreitos laços de identificação com o público ao inserir em seu repertório cantilenas, parlendas e expressões da música vocal tradicional que ainda fazem parte da memória de adultos e crianças e que circulam nos lares e escolas brasileiras.
O “Acalantos de Além-Mar” é um espetáculo inédito que estreou dia 3 de junho e está circulando nos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba. Serão 30 sessões, totalizando aproximadamente 150 espectadores por apresentação (entre alunos – crianças de 0 a 5 anos –, educadores e funcionários).
Cantoras envolvem a plateia com temas de tradição oral oriundos de distintas etnias, interpretando as canções, por meio de arranjos vocais elaborados para três vozes. O idealizador do projeto, Nélio Spréa, explica que o objetivo é brincar com as possibilidades vocais e interagir por meio de estímulos visuais e sonoros, especialmente com os pequenos de 0 a 3 anos. “Acreditamos que estas canções tradicionais foram lentamente lapidadas por diferentes gerações nos processos de transmissão ao longo dos tempos, e por isso, atuam como meios condutores de afeto, promovendo confiança e gerando aconchego”, diz Spréa.
O projeto é uma das poucas produções dirigidas a bebês no Brasil atualmente. Por isso, espera-se que o espetáculo possa preencher esta lacuna, tornando-se referência na área da produção musical ao olhar os bebês enquanto sujeitos capazes de apreciar arte e sentir música, numa relação para além do entretenimento. Ao proporcionar cultura às crianças que encontram poucas condições de acesso a este tipo de produto cultural, e ao oferecer gratuitamente o espetáculo dentro do espaço escolar, o projeto contribui para a valorização do repertório e inova ao apresentá-lo a partir de arranjos vocais para três vozes.
O “Acalantos de Além Mar” é uma idealização da Parabolé Educação e Cultura e apresentado pelas cantoras Renata Melão, Luana Godinho e Mariana Castro. Liane Guariente está à frente da direção musical, da preparação vocal e da elaboração de alguns arranjos, que contaram também com a sensibilidade do músico André Dittrich. A direção artística é de Levi Brandão. Todas as canções são de domínio público e uma parte delas ainda está presente no dia a dia de muitas famílias e no cotidiano dos educadores.
Patricia Goedert Melo é jornalista e há dez anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação, desenvolvendo projetos para escolas, secretarias de educação e empresas ligadas ao segmento. Atualmente é mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha “Comunicação, Educação e Formações Socioculturais”. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS