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Não …talvez tecnologia , não seja bem o que você acha que é!

Eu, professor ou professora, preciso saber o que é tecnologia? Então vamos lá: o sistema econômico que habitamos  é  que gera a demanda da configuração da cultura de que TECNOLOGIA é “algo  físico”, ou seja a estrutura econômica a que somos submetidos diariamente é que nos leva a crer que “tecnologia é igual a objeto”.

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Nosso sistema econômico é capitalista, onde objetos podem ser comprados, adquiridos e deixam de ser usados muito rapidamente, gerando um  imenso lucro a quem interessar possa …concorda comigo? Sendo assim, é muito importante para a manutenção de nosso sistema econômico que continuemos pensando que tecnologia se resume a objetos e, portanto,  se posso comprar , posso ter tecnologia.

Certo? Não …errado!Porque tecnologia não é tão somente “objeto”. Ela pode sim ser identificada por ou através de um objeto, desde que se tenha clareza de que tecnologia não é só isso  ou apenas algo físico. Tecnologia não se resume apenas a computadores, aparelhos celulares, internet, cabos, redes, tablet´s, iPhones, iPad´s, carros, aviões, canetas…ou qualquer outro objeto que possa ser adquirido. Tecnologia é muito, mas muito mais que qualquer produto que compramos, pois tecnologia é conhecimento! E isso já é afirmado por muito autores, como Brito e Negri.

O   seu, o meu, o nosso conceito de tecnologia, é fruto  de  nossa história de vida, do contexto cultural, social e econômico que habitamos e, principalmente, de nossa formação profissional. E é aí que precisamos nos aprofundar na reflexão. Alguns autores da educação, nos falam que as tecnologias poderão sim ser físicas,  e que  são as inovações de instrumentos, tais como: caneta esferográfica, livro, telefone, aparelho celular, satélites, computadores.

No entanto, também podem ser organizadoras também, como é o caso das formas como nos relacionamos com o mundo e como os diversos sistemas produtivos estão organizados: nas escolas os projetos políticos pedagógicos e nas instituições através de planejamento estratégico. E poderão ser ainda simbólicas, como as tecnologias relacionadas à forma de comunicação entre as pessoas, desde o modo como estão estruturados os idiomas escritos e falados até como as pessoas se comunicam – como  as inscrições nos blocos de argila das primeiras formas de escrita da humanidade.

O que acontece conosco, seres humanos, é que unimos  técnica e conhecimento, constantemente reconfigurando as tecnologias, criando e recriando outras  e novas tecnologias  e que são frutos da história  da humanidade.

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Para o  professor Paulo Freire, a  questão é que a tecnologia não é boa nem má, não é uma pessoa para ser assim classificada. A questão é a serviço de quem a tecnologia está? Ou seja,  teremos que refletir sobre outras questões aliadas  ao conceito de tecnologia: como que tipo de cidadão está sendo formado neste mundo tecnológico? Qual o papel da escola nesse processo? E , o principal, como o professor deve se posicionar nesse momento? As tecnologias  educacionais estão aí, você sabe quais são elas, professor?

>> Escrito por Ariana Chagas Gerzson Knoll e Glaucia da Silva Brito. Ariana é doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Glaucia é professora do Departamento de Comunicação Social e dos Programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e Educação (PPGE) da UFPR, pesquisadora em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

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