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Arte é tempero para uma educação mais sensível

(Foto: Parabolé)

(Foto: Parabolé)

A noite desta quarta-feira, 26 de novembro, foi especial para muitas crianças e adolescentes de escolas públicas e cadastrados em projetos sociais de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba). Eles foram protagonistas da Mostra Artística Tetear 2014: resultado de um projeto que ocorreu durante todo o ano no município e que oportunizou aos participantes o acesso à formação artística, a expressões culturais e à criatividade.

O projeto ofereceu para mais de 400 alunos oficinas de circo, percussão, dança, teatro, artes plásticas e canto. Toda a semana, durante o contra turno escolar, as turmas tinham contato com diferentes linguagens artísticas e que, muitas vezes, contribuíam no cotidiano da escola e na vida pessoal. Um dos exemplos é o aluno da oficina de teatro Christian Antunes Almeida, 14 anos, que participou do projeto pela segunda vez consecutiva. Ele contou que o teatro fez toda a diferença em sua vida. “Muitos pontos melhoraram no meu dia a dia, como a concentração e a comunicação. Perdi a timidez, aprendi a me articular melhor com as pessoas e a expressar meus sentimentos”.

Mas o momento que a iniciativa conquista, de forma permanente, um espaço no coração desses alunos é durante a realização do espetáculo final, a Mostra Artística Tetear (Tempo de Temperar Arte). Já tive o privilégio, em uma das edições, de acompanhar os preparativos, os bastidores e a alegria estampada no rosto de cada um dos participantes. É emocionante. Os alunos são as verdadeiras estrelas, os autores, criadores e protagonistas desta intensa imersão artística. Os responsáveis pelo projeto e os professores das oficinas têm papel fundamental na orientação e no incentivo desta ação cultural, mas fazem questão de estarem na retaguarda e deixar brilhar o talento dos participantes.

É uma construção coletiva, sendo que cada turma contribui para o todo. Os alunos de artes plásticas e de teatro de bonecos fizeram o cenário e os adereços dos personagens centrais que, por sua vez, foram interpretados pelos integrantes das oficinas de teatro e de dança. Esta também contribuiu com a figuração e os personagens secundários, juntamente com os participantes de circo. Por fim, os alunos de percussão e canto foram os compositores da trilha sonora.

O Tetear também abraça objetivos como o reconhecimento e a potencialização da capacidade intelectual e perceptiva dos alunos, estimulação da curiosidade artística e o gosto estético, a promoção do interesse por atividades que impliquem em qualidade de vida e a contribuição para a formação cultural, favorecendo a autoestima e motivando novas formas de inclusão social.

>>Patricia Melo é jornalista desde 2001 e há nove anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação. Por meio da sua empresa, Presença – Comunicação Educacional, produz textos, entrevistas e reportagens direcionados especialmente ao universo educacional. Dessa forma, contribui para um diálogo mais consistente e criativo entre a Escola e a Família. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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