Seja para criar vínculos, saber o que está acontecendo no mundo ou acompanhar assuntos do seu interesse, as hashtags ainda são importantes nas mídias sociais, especialmente em plataformas como o Twitter (que agora passou a se chamar “X”) e o Instagram. Mesmo com tantas mudanças nessas plataformas, esse recurso segue sendo prático na hora de fazer uma busca qualificada nas redes, algo de grande interesse especialmente para crianças e jovens que ainda estão aprendendo a lidar com as ferramentas digitais.
Confira os possíveis usos das hashtags, que vão te ajudar a introduzir e a discutir esse tema fundamental para pesquisas escolares:
Para informar: clicar e seguir uma hashtag são modos de descobrir e acompanhar fatos e informações em tempo real. As hashtags servem como um link de busca interno para tornar mais fácil aos usuários encontrar certos conteúdos e temas. Jogos de futebol, premiações e programas de televisão ao vivo utilizam hashtags enquanto transmitem seus conteúdos, e através delas, o público é convidado a interagir. Além disso, acompanhando os “trending topics”, a lista de assuntos mais falados, é possível ficar por dentro das notícias da sua região e do mundo;
Para contextualizar: a hashtag ajuda a localizar um post como parte de um acontecimento histórico ou fenômeno cultural. Exemplo: em 2015, quando ocorreram atentados em Paris, usuários criaram um movimento solidário ao utilizarem a hashtag #PrayforParis (Reze por Paris) e #JeSuisCharlie (Somos todos Charlie). Já a série premiada Game of Thrones, por exemplo, fez com que o Twitter criasse hashtags e emojis específicos para os fãs da saga.
Para dar “voz”: é uma maneira de acrescentar um tom de voz, incluindo sarcasmo, humor ou ironia. É o caso de #sextou ou #sqn. Expressões acompanhadas de hashtag têm saído da internet e se tornado parte do dia a dia dos jovens. É o caso de #fds (fim de semana), #crush (paquera), #shippar (desejo que duas pessoas iniciem um relacionamento romântico), termos muito utilizados pelos jovens.
Para mobilizar: chamar a atenção do público geral para causas e temas de relevância social, como a luta contra o racismo, por exemplo. As hashtags são as ferramentas que mobilizam a internet. Exemplos: #blackouttuesday e #BlackLivesMatter viralizaram como forma de prestar solidariedade à causa.
Para participar: é uma maneira de realizar ativismo digital e unir-se a movimentos culturais diversos. Estima-se que no mundo, as hashtags são citadas 125 milhões de vezes por dia. Campanhas de prevenção à Covid-19 promoveram o uso de hashtags, como #DistânciaSalva e #FiqueEmCasa. O Instagram, por exemplo, incentivou o uso e deu destaque para conteúdos ligados à pandemia.
Para apoiar: mesmo não tendo participação direta em uma causa social, é possível demonstrar seu apoio usando hashtags. Em abril de 2014, o sequestro de meninas nigerianas desencadeou uma onda de apoio canalizada pela hashtag #BringBackOurGirls. Celebridades como Michelle Obama e Kim Kardashian utilizaram a hashtag e, dessa forma, ajudaram a chamar atenção para a luta contra as ações extremistas do Boko Haram.
Para denunciar: campanhas contra abusos e outros tipos de violência usam hashtags para incentivar o compartilhamento de histórias pessoais. Pessoas de todo o país, sobretudo mulheres, se uniram para denunciar comportamentos abusivos e violência por meio da hashtag #exposed, seguida da cidade ou instituição em que a situação ocorreu. O termo “exposed” pode ser entendido como o ato de expor uma denúncia contra alguém na internet para identificar as publicações.
Para vender: pode ser uma estratégia de marketing para promover engajamento em torno de um novo produto ou serviço. Estudiosos das redes digitais recomendam que os comerciantes utilizem hashtags para que os consumidores localizem seus produtos com mais facilidade e aumentem o volume de suas vendas.
Para aprender: a hashtag permite encontrar perfis e comunidades de aprendizagem em torno de um tema ou interesse comum. Para ficar por dentro de um tema específico, acompanhar resumos, mapas mentais e as últimas notícias sobre provas e concursos, usuários seguem hashtags como #redação, #química e #medicina, geralmente utilizadas por perfis somente dedicados em criar conteúdo nesse sentido.
Elisa Thobias é educomunicadora e assistente de comunicação do Instituto Palavra Aberta. A autora colabora voluntariamente para o blog Educação e Mídia.
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