O foco do debate sobre a adoção das novas tecnologias no ambiente educacional durante o BETT Show 2015 não poderia ser outro: o professor. “Estou consciente que a evolução constante da tecnologia aumenta a pressão para os professores e escolas, que temem não ter as habilidades necessárias para entregar uma educação de qualidade […] por isso, é tão importante que aproveitem qualquer oportunidade para estar à frente desta mudança”, afirmou a secretária de Estado para Educação da Inglaterra, Nicky Morgan, ainda no primeiro dia do evento.
Indo ao encontro do que defenderam muitos dos desenvolvedores de soluções presentes na feira, Nicky estabeleceu o uso da tecnologia para diminuir a carga de trabalho do professor como uma das prioridades do processo consolidação da inovação na sala de aula. Na ocasião, a secretária anunciou ainda o investimento que o país fará para que as escolas desenvolvam um novo currículo, baseado em soluções tecnológicas e capacitação docente.
A cada edição do evento é possível observar a evolução na experiência dos fabricantes, instituições de ensino e profissionais da educação. A ideia de que os profissionais seriam substituídos por conta da adoção de novas tecnologias já foi superada. Chegou-se à conclusão de que cabe ao professor se apropriar da tecnologia, amparado pela capacitação adequada, para facilitar o processo de coleta de evidências de aprendizagem e engajar os estudantes.
Foram apresentadas soluções tecnológicas de diferentes níveis – desde as mais simples, como repositórios de objetos educacionais e conteúdos digitais, até sistemas imersivos de simulação, em mundos e laboratórios virtuais. Mostrou também abordagens pedagógicas a serem exploradas, como o uso de web conferência para mediação, até estratégias baseadas exclusivamente na resolução de problemas complexos, em que o estudante é gerenciador de sua aprendizagem, e os sistemas computacionais analisam sua performance de consumo e recomendam grupos de prática e conteúdo para superar dificuldades.
No contexto da Educação 3.0, os professores ganham destaque como oportunizadores do pensamento criativo e mediadores responsáveis por tornar o momento de escola uma atividade significativa. Para que isso ocorra de forma exitosa, no entanto, é necessário que os educadores estejam preparados e confortáveis com o uso de tecnologia. Ou seja, ao se apropriarem da inovação na sala de aula, poderão perceber e orientar a genialidade e a criatividade que o ambiente educacional pode criar.
>>Artigo escrito por Vilson Martins Filho, coordenador executivo em Educação na Teltec Solutions. O profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
>>Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS