Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação e Mídia

Educação e Mídia

O que Campo Largo, Apucarana e Ponta Grossa podem ensinar sobre engajamento docente e proveito de projetos gratuitos

Como redes municipais podem alavancar a qualidade da educação

(Foto: Imagem gerada com uso de Inteligência Artificial.)

Ouça este conteúdo

A educação de qualidade é fruto de uma gestão eficiente, de um currículo contextualizado, de professores bem formados, d envolvimento da sociedade e do comprometimento coletivo entre gestores, professores, estudantes e comunidade. Nesse cenário, parcerias com organizações sociais e a participação de professores em projetos como o Televisando (RPC) e o Ler e Pensar (Gazeta do Povo), oferecidos gratuitamente pelo Instituto GRPCOM, têm se destacado como estratégias eficazes para transformar salas de aula em espaços de protagonismo estudantil, inovação pedagógica e conexão com as famílias. 

Esses projetos vão além da entrega de materiais e formações, propondo metodologias que incentivam o uso crítico das mídias, promovem a cidadania digital e aproximam a educação do cotidiano dos alunos. Contudo, o impacto só se torna significativo quando as redes municipais de educação engajam seus professores ativamente nessas iniciativas. 

Formação continuada: o alicerce da transformação 

Investir na formação continuada garante que os professores tenham acesso às melhores práticas pedagógicas e sejam agentes de mudança em suas comunidades escolares. Quando a formação é prioridade e oferece temas relevantes em formatos acessíveis, o impacto é refletido na melhoria da aprendizagem dos alunos. 

Campo Largo é um excelente exemplo. Em parceria com o Instituto GRPCOM, a rede engajou mais de 90% dos professores em cursos voltados à formação docente. Em 2023, o foco foi leitura, com o curso “Leitura: o mundo além das palavras”. Esse esforço resultou em um aumento expressivo no índice de leitores fluentes do Ensino Fundamental, marcando um avanço significativo na rede. Já em 2024, o tema "Educação Inclusiva" ganhou destaque, com índices elevados de conclusão e reconhecimento por parte dos professores. 

Segundo a Secretária de Educação de Campo Largo, Dorotea Merchiori Stoco, a parceria tem sido transformadora: “A formação continuada é um dos pilares para todo conhecimento do professor em exercício. Campo Largo tem uma parceria fenomenal pautada nos desafios momentâneos. Vários cursos foram oferecidos e muitos profissionais participaram desse momento pedagógico. Momentos especiais para o dia a dia de sala de aula com novas oportunidades de aprendizagem para os nossos estudantes. Uma parceria que deu certo e a Educação  Municipal agradece por todas as temáticas e projetos desenvolvidos.”

Mudança na prática pedagógica 

Além de Campo Largo, Ponta Grossa e Apucarana mostram como o engajamento docente pode trazer resultados expressivos. Em Ponta Grossa, professores se destacaram em ações de reconhecimento, recebendo menções honrosas e certificados, evidenciando o impacto positivo da valorização profissional. 

Apucarana foi além, incorporando o Televisando e os cursos do Instituto GRPCOM portfólio de Projetos da Rede. Esse incentivo constante pela participação dos professores resultou em mais uma vitória para a rede no Concurso Cultural Televisando, dessa vez na categoria Telejornal, com a professora Sabrina da Silva Mantovani, além de várias menções honrosas. Os trabalhos enviados demonstram um uso consistente da metodologia do projeto, valorizando o protagonismo estudantil, o uso crítico das mídias e o fortalecimento do vínculo entre escola, famílias e comunidade. 

Uma oportunidade de transformação 

Esses exemplos evidenciam que, ao investir em formação continuada e engajar seus professores, as redes municipais não apenas melhoram seus índices de qualidade, mas também transformam escolas em espaços de inovação, reflexão e inclusão. 

O Televisando e o Ler e Pensar são ferramentas essenciais à disposição das redes municipais de educação. Ao conectar alunos, professores e famílias em torno de um propósito comum, esses projetos ajudam a formar cidadãos críticos, éticos e participativos. 

Se você é professor e ainda não conhece essas iniciativas, este é o momento de explorar seu potencial transformador. Os dois Projetos já estão com inscrições abertas para 2025: 
LER E PENSAR: https://www.lerepensar.com.br/ 
TELEVISANDO: rpc.com.br/televisando 

Se você é gestor escolar ou atua nas redes de educação, pode saber mais clicando aqui

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.