Os desafios da vida pós-moderna vêm levando os pais a valorizar de forma crescente linhas pedagógicas voltadas a uma formação humanista de crianças e adolescentes. Neste contexto, metodologias como a Montessori, criada há mais de 110 anos, se evidenciam e entram com naturalidade no bate-papo entre mães, na conversa à mesa da família e no dia a dia das pessoas. A famosa Tabela Montessori, por exemplo, que traz diretrizes de forma simples e clara de tarefas que os filhos podem fazer sozinhos, contemplando diferentes faixas etárias, dos 2 aos 14 anos de idade, vem sendo adotada de forma crescente pelos pais, para estimular o desenvolvimento de características como responsabilidade e comprometimento em seus filhos. Na decoração do quarto da criança, a cama Montessori, próxima do chão e com elementos lúdicos, também é um item que vem se destacando.
Qual o segredo para neste momentoo Método Montessori se mostrar tão atual?
Hoje vivemos em uma sociedade digital, uma sociedade das informações. Não podemos ir contra, mas agregar novas formas de educar e de agir. Se, de um lado, a sociedade está tão focada na era digital, de outro, há uma preocupação muito grande em relação às emoções e aos aspectos interpessoais. E cabe também à escola fazer este papel, de trabalhar os valores junto com a família, porque a educação é a união das instituições familiares, escolares, de todas as instituições. O foco é este: educar o aluno para a vida, para que tenha os instrumentos básicos para poder entrar nesta sociedade.
O foco na educação para a vida está no centro da metodologia montessoriana. O Método Montessori foca na autonomia, na liberdade, na tomada de decisão, para que a criança e o adolescente tenham resiliência e desenvoltura para saber lidar com situação diversas. Junto com isso, transmite os conhecimentos fundamentais contemplados no currículo escolar.
Atributos como estes é que vêm levando os pais a buscar escolas que tragam aos filhos uma formação humanista, dentro das diferentes linhas pedagógicas que se direcionam para este enfoque.
É importante que os pais percebam a educação dos filhos como um movimento constante, que se dá na sociedade como um todo e, em especial na dinâmica entre a escola e o lar.
Quanto mais alinhados os valores da família com aqueles da instituição de ensino escolhida, mais forte será o ambiente propício ao desenvolvimento pleno do aluno.
Conheça a Tabela Montessori
TABELA MONTESSORI
As tarefas, por faixa etária, que crianças e jovens podem fazer sozinhos para ajudar em casa, desenvolvendo atributos como independência, autonomia, iniciativa, responsabilidade, atenção, concentração, raciocínio, organização, senso de compartilhamento, noção espacial, sociabilidade e habilidades técnicas e estéticas
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2 a 3 anos | 4 a 5 anos | 6 a 8 anos | 9 a 11 anos | 12 a 14 anos |
Guardar sapatos | Guardar roupas | Tirar o lixo da casa | Limpar espelhos | Passar pano no chão |
Guardar brinquedos | Arrumar a cama | Lavar louça | Preparar lanches rápidos | Limpar banheiros |
Tirar a própria roupa | Separar o lixo | Pendurar roupa no varal de chão | Fazer lista do mercado | Separar contas a pagar |
Colocar roupa suja no cesto | Guardar parte da louça | Varrer | Trocar roupa de cama | Cuidar das plantas |
Limpar pequenas superfícies | Ajudar a pôr a mesa | Passar aspirador | Cuidar de animais de estimação | Cuidar de irmãos mais novos |
Pegar frutas e legumes da fruteira | Tirar o pó | Lavar o quintal | Ajudar no preparo do jantar | Preparar pequenas refeições |
Tirar o prato da mesa | Colocar roupa na máquina | Pôr e tirar a mesa | Limpar móveis | Lavar roupa |
Colocar os guardanapos na mesa | Regar plantas | Guardar compras | Guardar louça | Fazer compras rápidas |
*Texto escrito por Juliana Pedroso – Coordenadora de comunicação e marketing do Colégio Sion Curitiba. O Colégio Sion faz parte do SINEPE, parceiro do Instituto GRPCOM. A profissional colabora voluntariamente com o Blog Educação e Mídia.
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