“Construindo juntos uma Internet melhor”, esse é o tema do Dia da Internet Segura 2014, que acontece nesta terça-feira, 11 de fevereiro. A data, lembrada em mais de 100 países é uma oportunidade de se promover o debate em torno do comportamento dos internautas e o exercício da cidadania no ambiente online. É claro que temas como cidadania e segurança devem ser motivo de debate sempre, em todas as esferas sociais, mas a cada dia se faz mais necessária a discussão específica para o ambiente online.
O ponto principal da discussão é a percepção de que não existe um mundo online, paralelo à realidade. A Internet é uma extensão do mundo real, um espaço público no qual cada um é responsável pelo conteúdo que gera, pelas informações que compartilha e – principalmente – pelas opiniões expressadas. O cyberbullying é um exemplo de manifestação no meio online que reflete diretamente no off-line. Uma criança que sofra violência moral na Internet terá que conviver com o constrangimento em esferas que vão muito além dos muros da escola. A falsa ideia de que o ambiente online é uma terra sem lei, um local no qual toda e qualquer manifestação é aceita, precisa ser desconstruída. Daí a urgência de conscientização acerca do uso da rede, especialmente daqueles que são formadores de opinião.
Este 11 de fevereiro traz uma nova oportunidade de discussão, nas salas de aula, nos ambientes de trabalho, nos espaços públicos. Rodrigo Nejm, psicólogo diretor de Atendimento e Prevenção da SaferNet, defende que “mais do que nos proteger ou proteger alguém de crimes pela web, somos responsáveis pelo ambiente que frequentamos e pelo conteúdo que geramos no ambiente online. Por isso, queremos convidá-los a pensar que eles são fundamentais na prática de uso consciente da internet e estimulá-los a trazer, com sua própria linguagem, algumas soluções, como aplicativos e campanhas sobre o tema”.
A ONG SaferNet, em parceria com a GVT, trabalha para promover o dia no Brasil. Entre as ações, há um canal na internet criado exclusivamente para a data, onde o visitante pode coletar materiais e compartilhar a proposta do evento. Outra ação da parceria é o programa Internet Responsável, que disponibiliza conteúdos educativos a crianças, adolescentes, jovens, pais e professores. Na terra democrática da Internet, todos são agentes formadores de opinião e podem construir o ambiente no qual convivem.
SEJU também lança campanha
Outras instituições públicas e privadas estão focadas em divulgar a data no Brasil. No Paraná, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) lança nesta terça-feira a campanha “Tecnologia e Dignidade Humana 2014 – Paraná”. A iniciativa, decidida no Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Brasília no ano passado, tem como objetivo a conscientização sobre o uso responsável e seguro das tecnologias pelo cidadão paranaense.
>>Este artigo foi escrito pela equipe GVT Inspira Uso Responsável da Internet, em parceria com o Instituto GRPCOM.
>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGRPCOM